Lava-Rápido Tio Pim: desconto para carros quitados

Se eu fosse dono de um lava-rápido, aproveitaria para educar financeiramente os meus clientes. Colocaria uma placa enorme, logo na entrada do estabelecimento, com os dizeres:

*** Lavagem: R$ 100. Desconto de 60% para veículos quitados. ***

Genial, eu sei.

Seria um lava-rápido ostentação! Os clientes fariam questão de serem vistos entrando no meu estabelecimento. Creio que até cairia bem se houvesse uma pequena fila de espera na entrada. Aumentaria o tempo de exposição do cliente. Melhorariam as chances de passar algum conhecido ou colega de trabalho.

Se frases do tipo “Comprei o último modelo de iPhone” já causam impacto, imagine então algo como “Eu lavo meu carro no Tio Pim.” Puta que pariu!

Mas o fator ostentação é secundário. Como eu disse no início, o principal objetivo é a educação financeira.

Já posso até imaginar algumas conversas minhas com clientes indignados…

— Essa placa aí fora com o preço é brincadeira, né?

— Não. Veículo financiado paga cem reais. Veículo quitado paga quarenta.

— Mas isso é um absurdo!

— Absurdo é contrair uma dívida para comprar um carro.

— Mas a forma como as pessoas adquirem seus bens não é da sua conta.

— Pelo jeito o seu carro é financiado, né?

— E se for, qual o problema?

— Problema nenhum. A lavagem sai por cem reais.

— Você acha mesmo que alguém seria otário de pagar cem reais por uma lavagem de carro que custa quarenta?

— Acho.

— Por quê?

— Porque quem compra carro financiado não liga pra dinheiro.

— Pois saiba que tem muita gente rica que compra carro financiado!

— Sim. São trouxas. A lavagem sai por cem reais pra eles também.

— Cara, a maioria das pessoas não consegue comprar carro se não for financiado. Eu, por exemplo, tenho um bom emprego e um salário legal, mas não sei guardar dinheiro…

— Sabe lavar carro?

— Hã? Sei, claro!

— Então vá pra casa e lave o seu. Se precisou emprestar dinheiro para comprar o carro, não deveria se atolar mais pagando alguém para lavar.

— Escute aqui, seu…-

— Olha, vou fazer um negócio bom pra você! Noventa reais EM DEZ VEZES NO CARTÃO! Parcelinha de nove reais.

— Opa! Agora eu vi vantagem! Pode lavar!

(Lava-rápidos Tio Pim: apaixonados por carro, como todo brasileiro)