MEDO DO FUTURO

Olhar para frente e imaginar o desconhecido é algo que provoca diversas e diferentes reações nas pessoas. Umas olham com grandes expectativas, pois os sonhos também são grandes e projetos de vidas são construídos num curto espaço de tempo entre o presente e o futuro. Outras olham amedrontadas, pois, apesar de também terem projetos de vidas construídos, não sabem ao certo o que o futuro vos reserva.

Dizem que o futuro a Deus pertence, mas temos certeza do que nos espera um dia. Apesar disso é angustiante as incertezas e as surpresas que ele nos reserva. Dá até um frio na barriga. Mas que medo é esse que tanto incomoda?

A vida é luta. É luta pela sobrevivência. Neste nosso mundo descompassado, viver é uma arte e como tal imprimimos os personagens que farão parte de nossa obra e pode ser que em vários momentos da vida teremos que trocar de personagem para uma nova realidade. Viver é um jogo. Um jogo que o resultado tem e deve ser a vitória, não tem outro jeito, pois do contrário não sobreviveremos.

Durante todo o tempo em que vivemos fatos e acontecimentos sucedem no tempo fazendo com que mudanças na vida ocorram, tanto para melhor, quanto para pior. O medo do futuro é aceitar que não sabemos o que nos espera. Esse não saber é o terror que assombra e nos perturba. O medo do futuro é aceitar que nossa zona de conforto está sempre a um passo de ser destruída, já que viver é lutar. Famílias, amigos e conhecidos terão um rumo diferente e as dores de deixar para trás o que de tão bom nos foi um dia é novamente o medo do futuro. Crescer é tornar-se independente e por assim ser, naturalmente cada qual constrói para sí um projeto para o futuro e isso muda completamente nossa vida. Essa mudança também é medo do futuro.

Não temos como fugir dele porque um dia ele nos alcançará. O melhor que se tem a fazer é viver o presente como se fosse o melhor dos futuros para que lá de longe possamos olhar para traz e ao invez de reviver o medo possamos viver uma deliciosa nostalgia de ter bem vivido a vida com as pessoas que um dia partirão antes de nós. O medo do futuro é não viver o presente.

Paulo Roberto Fernandes
Enviado por Paulo Roberto Fernandes em 11/05/2018
Código do texto: T6333122
Classificação de conteúdo: seguro