MÃES SÃO VIOLETAS DISFARÇADAS


Violetas imperiais , exalam o mais aquinhoado dos perfumes.
[ Químico algum do mundo - até onde se sabe - jamais conseguiu extrair-lhes a essência . É sintético qualquer aroma que designe-se de "violetas" ]
Lindas e extremamente delicadas , não fazem a menor questão de " amostrar-se ".
[ Florescem sob a vasta ramagem que lhe forma as touceiras e só não passam despercebidas porque os jardins propagam a leveza única de seu cheiro ]
Tentam, inutilmente , substitui-las por violetas importadas, em vasinhos que fazem exposições de suas figuras em tantas janelas por aí, que apesar do esforço...
[ Jamais conseguirão empanar o brilho, a beleza e a suavidade das "imperiais" ]
Elas - as violetas imperiais - vieram para colorir os jardins das nonas, perfumar a quietude das tardes, enibriar borboletas e acabrunhar-se com zumbidos cheios de sutileza de abelhas itinerantes.
Trouxeram em suas diminutas pétalas o cheiro das distâncias desconhecidas, dos amores acalentados, das saudades de "não sei quê", da inspiração dos poetas, da leveza dos lagos, do romantismo das brumas matinais, das lembranças de abraços...
Enfim, isso é um pouco das violetas. Que assemelham-se à grandeza dos corações de mães.
Aqueles !
Que carregam tôda a magia da tímida flor lilás, numa alma que não se copia, não se extrai-lhe a essência, porque MÃES são violetas imperiais disfarçadas na vastidão dos jardins do mundo.
FELIZ DIA DAS MÃES !


Joel Gomes  Teixeira