DEUS É FIEL

Ninguém pode invocar a SORTE para justificar insucessos profissionais e pessoais. Sorte existe, sim, para alguns poucos predestinados ao jogo, à loteria, e talvez – friso bem, TALVEZ - com relação a resultados positivos nos amores e na criação de filhos, ainda que a explicação não seja exatamente por aí. É fácil atribuir ao destino os resultados da ineficiência de nossas ações ou aos desencontros no curso da vida. Claro, muita gente atingiu a Fortuna ou a Glória com a notória ajuda dos FADOS. Não é bem sorte, pois a conquista não caiu do céu, mas o DEUS É FIEL proclamado por tantos jogadores de futebol deve-se ao fantástico da existência humana, em que um jovenzinho de família paupérrima de periferia, por sua dedicação e habilidades, de repente passa a ganhar mais de duzentos mil reais por mês, enquanto alguns de seus amiguinhos perdem-se tragicamente na guerra do tráfico, por exemplo. Acontece. Eu também gostaria de ter batido um bolão. Quando eventualmente a gente pensa que talvez merecesse melhor sorte, geralmente a resposta é negativa. Colhemos aquilo que plantamos. Temos a mania de achar que fizemos muito, que fomos bons, esforçados, competentes, mas a insatisfação aponta no sentido de que faltou alguma coisa, de que cometemos erros ou excessos ou, então, de que nossa sina era outra diferente da imaginada. Isto é batata, como se dizia antigamente. Nada vem do nada. Aliás, o ser humano é um eterno insatisfeito, esta ideia pode explicar muita coisa. Então, honestamente, salvo em certos casos realmente complicados, não me sensibiliza o choro daquele inconformado, que teve pouco mérito e que efetivou pouco esforço. Para a pessoa alcançar a felicidade, às vezes nem é necessária jornada tão sacrificante, desde que se sinta realizado e bem no patamar alcançado. No mais, a grande lição é a do autoconhecimento para que o vivente descubra qual o seu papel no meio em que vive e para o que realmente serve sua bagagem. Com certa dose de humildade, de preferência. Quanto ao mais, o choro é livre. Não sou do ramo, mas concordo com o espírito da coisa: DEUS É FIEL.