Rio Piquiri3112-rio-piquiri-pantanal-pesca-sem-fronteiras.jpg

Um dos belos rios de água doce, O Piquiri, fica situado no Estado de Mato Grosso, desaguando no Rio Cuiabá.
Saímos, eu e mais três amigos, de Catalão, Goiás, em rodovias asfaltadas, com destino a Rondonópolis, Mato Grosso, onde pernoitamos.
De manhã, saímos com destino à Pousada Alvorada, onde percorremos duzentos quilômetros, em estrada de terra, até as margens do Rio.
No percurso, nos deparamos com diversos animais e aves, como: veados campeiros, manadas de caititus ou catetos, dezenas de aves Jacus e outras espécies.
Chegamos na Pousada e fomos almoçar. Um pequeno descanso e logo fomos pescar, em duas canoas, com apoio de dois pirangueiros.
"Os pirangueiros, são pescadores que nos leva de canoa, aos pontos de pesca e nos dão apoio na pescaria."
Os horários de pescaria são das seis da manhã, até as dezoito horas, com intervalo para o almoço.
A Pescaria:
No primeiro dia, pegamos muitos peixes, como Pacus, caranhas e pintados. Nos dias seguintes, deparamos com cardumes de Dourados, onde pescamos peixes grandes e devolvemos ao Rio, devido a proibição.
No último dia, foi muito engraçado:
Eu, o Vander e o Pirangueiro, subimos o Rio e paramos a canoa, no meio de um remanso e avistamos um cardume de Dourados.
Meu parcero, ficou tão apavorado, que lançava a linha da carretilha, o peixinho no anzol, voava, caia na água e o anzol caia nos galhos de árvores e não conseguia pegar nenhum peixe. De repente, acalmou-se e começou a pegar grandes Dourados, até sem isca. O anzol batia na água, até sem isca e os peixes bocavam. Foi uma farra...
Nas margens do Rio, a gente avistava muita Capivara, Jacarés e até Onça.
No terceiro dia, de pescaria, no final da tarde, deparamos com uma Onça, com um Jacaré na boca. Então, quando ela foi subir o barranco do rio, foi atacada por abelhas, dai, com suas patas, retirou as abelhas e pegou sua presa e subiu outro barranco. Uma cena incrível...
Certa manhã, fui andar pelo quintal da Pousada, nas margens do Rio, então me deparei com dois Veados, bem mansinhos.
Foi uma pescaria incrivel, com a turma animada. Durante o dia a gente pescava e à noite a gente cantava umas modas de viola, com a dona Eva, proprietária da Pousada.
O Rio Piquiri tem tantos peixes grandes, que alguns pescadores, soltam a linha com o anzol, que vai arrastando pelo fundo, com a canoa em movimento e quando o anzol toca em algum peixe ele pode ser capturado.
Acho que foi uma das melhores pescarias que eu já fiz...
No Rio Piquiri, No Pantanal Matogrossense.
 
Jaime Teodoro
Enviado por Jaime Teodoro em 17/05/2018
Reeditado em 24/04/2019
Código do texto: T6338814
Classificação de conteúdo: seguro