PRESSÃO ARTERIAL ABAIXO DOS 12 X 8

Acho que os norte-americanos querem acabar comigo. Também podem pretender mais serviços para os cardiologistas e dinheiro para a compra de remédios, não sei. Li, creio que ontem, que as grandes instituições de cardiologia dos USA passaram a considerar a tradicional e boa pressão arterial 12 x 8 como perigosa, já configurando caso de hipertensão. É claro que uma pressão um pouco menor seria ideal, mas é coisa de atleta jovem, via de regra. Em breve, a moda pega também por estes pagos, como sói acontecer. Convenhamos, estão querendo construir um super-homem, que não come gorduras, doces, massas, vive em academias, alimenta-se de vegetais e frutas, toma um cálice de vinho no máximo por dia, persegue fumantes como eu e carrega nutricionista para jantar fora ou nas férias mais longas. Se não for neurose, é uma espécie de ideologia maligna ou golpe mercadológico, é preciso resistir. Lembra tempos da Santa Inquisição. O ideal é viver no campo ou à beira-mar, evitar as aglomerações urbanas, a fumaça dos veículos, os alimentos congelados ou industrializados e só adquirir produtos biológicos fresquinhos em fornecedor de absoluta confiança. Pera aí, tchê, devagar com o andor que o santo é de barro, já andaram condenando até os ovos e depois deram pra trás: “perdoem a nossa falha”. E, depois da montanha de restrições e interditos, enfatizam: é fundamental ser feliz e viver bem. Mas como, tchê? Com o teu receituário, eu renuncio ao planeta!