ZC8l7nUjkZh7a3YiZ1Qjgsj_rSSI2BbfTcDkV_N7uGQwTzXWPtaRa_zqU7FjKjK6otrprFibZ87IJDtTIARrl_KcqvoGUbrM9EDBYRARkm0sU8PnEkJYLXcva3IZew0UPzStfw1Q
               (Imagem do Google)

 Crianças, sonhos e saudades no meio do caminho
 
A escola situava-se no campo, cercada por verdes pastagens contrastando com o amarelo desbotado de sua pintura. Carteiras de madeiras escuras, pés de ferros torneados , pesados se equiparados à leveza dos sonhos infantis que ali inquietamente,  se acomodavam em parcerias para os afazeres escolares.

Três séries em uma só turma, malabarismo ao discorrer as lições no quadro negro, ficara ali no centro do picadeiro pensando quão tortuosos eram os caminhos  daquelas crianças, até ali chegarem, aconchegarem, aninharem-se em busca de seus sonhos cristalinos. Pés empoeirados, cabelos alvoroçados , nos lábios um vasto sorriso e a cumplicidade estampada nos olhos no que se referiam às traquinagens infantis, molecagens, carruagens dos contos de fadas, à espera de quem sabe um dia, a tão esperada sorte! As gêmeas Rosângela e Rosana, como eram espoletas! Radiantes, sorrisos de porcelana e destreza de um pião no brincar e no aprender.

A mim caberia percorrer quatro quilômetros até chegar ao Sítio do Pica Pau que abrigava esse pequeno e singelo templo do Saber, bem querer! A estradinha empoeirada era ornamentada por estrondosas árvores, pastagens  salpicadas de orvalhos , abrindo caminhos para o gado sossegado, o trotar elegante dos cavalos, desfile de formigas empreendedoras, solidárias. Ausente o canto da bela cigarra, que seria uma farra, embora houvesse sinfonia  dos pássaros silvestres , entoada pelo balançar harmonioso do vento. Apareciam pelo caminho também tatus com seus cascos densos, sólidos. Certa vez até um porco espinho cruzou o dito caminho, sozinho, caladinho! A chegada à escola era triunfante, quão prazerosa era a recepção daqueles guris encantados pelas proezas de saci , páginas de gibis, colibris!

Saudades contidas e agora exibidas ficaram da hospedagem carinhosa, afável de um tio muito estimado, amado , que partira aceleradamente por um desses sofridos, dolorosos arrastões , atualmente temas e dilemas do “Novembro Azul”, que se não levados a sério, escorrem-nos pela face as lágrimas da despedida.  

De sua casa que me acolheu nesse tempo com tamanho aconchego  ficaram as lembranças dos largos assoalhos de madeira, vastas portas e janelas, cadeira de balanço entrelaçada por palhinha, um mimo da antiguidade embalando todas as idades, quantas saudades!  Bica d’água cristalina, verduras de um colorido magistral nos canteiros adubados e sagrados que viriam a embelezar e sustentar corpo e alma. Os casos por Tio Zezé contados, tão por mim admirados, espirituoso que ele só, entre uma risada e uma pausa para acender o cigarro de palha, desatavam todos os nós, que diriam os quiprocós!

Milho  na brasa,  queijo derretendo na  palha, pisca pisca de vaga-lumes reverenciando a chegada  da noite e a  lua majestosa naquele cenário que a mim muito me encantava, devido à admiração que tenho pela musa dos apaixonados! Ternas lembranças que se transportadas seriam a mais singela das telas, pois quando se despede de um ente querido, crava-se na memória  a página mais modesta da história , guardada e resguardada em oratórios  santificados. Lágrimas escorregando à procura de um feixe de lenha, aquece, rejuvenesce, tal qual uma prece.
 


Grata aos poetas pelo afeto, gentileza!

 Eemanuel
Bom dia Rosa , parabéns e muitas felicidades pelo dia de hoje . Que Deus te ebençoe, acompanhe e ilumine sempre . Paz e luz, bjs no coração.

Salve 25/05, dia iluminado por Deus
Mais uma primavera da querida Rosa
Seja iluminado junto aos queridos seus
Flor delicada cheia de charme e prosa
Parabéns poetisa, amiga e muito querida
Pela passagem de mais uma linda primavera
Que tua caminhada seja sublime e florida
De paz, luz, saúde e amor nesta nova era.



 Nogam O Beija flor

Parabéns Rosa pelo dia de hoje. Que teus desejos e sonhos se realizem. Paz e luz, bjs no coração.

25/05 mais uma nova primavera se inicia
Aporta na Terra, neste mundo encarnado
A querida Rosa com delicadeza e toda magia
Neste dia lindo que por Deus foi abençoado
Por todos, neste Mundo, és muito amada
Imaculado, lindo e sublime seja teu ser
Pelas mãos de Deus no caminho serás guiada
Tornando cada dia uma nova bênção para viver!


 Maria Augusta da Silva Caliari

Hoje é o dia do teu aniversário.Tudo igual.Não faz mal.Ficaria triste se fosse diferente. Como é bom cantarem parabéns pra gente.Um mundo de bênçãos pra ti,amada Rosa do meu coração.Que Deus te abençoe e te ilumine para sempre junto da família que construíste,amada minha. 
.


 Regina Madeira

Boa noite,querida Rosa. Parabéns pela sua crônica e pelo seu aniversário. As lembranças são sempre bem-vindas principalmente nesse dia tão especial. Felicidades e muita poesia em sua vida. Que o Senhor continue a abençoar.Abraços carinhosos. Obrigada pela linda visita e pela partilha. Deixo aqui um mimo de presente.***********************************************************************
R. osa recantista
O. lhar de artista
    S. abedoria mineira
   A. morosa e faceira
       A. ceite esse presente
        L. iderando docemente
     V. alorizando o amor
       E. squecendo toda dor
       S. endo como uma flor



 Antonio Laurentino Sobrinho

Boa noite,caríssima mestra poetisa Rosa Alves,meus sinceros aplausos,pela singular crônica,escrita com maestria,formigas empreendedoras,solidarias,sinfonia dos pássaros silvestres,pisca pisca de vagalumes reverenciando a chegada da noite,são versos simplesmente magistrais!

Romântica escritora
Orgulho do Recanto das Letras
Sorriso fascinante
Amada mestra
Antes de tudo ética
Livres são seus pensamentos
Vendo seu futuro
Especial dia 25 de maio
Sempre será comemorado
um afetuoso abraço fraterno.

 
Rosa Alves
Enviado por Rosa Alves em 20/05/2018
Reeditado em 26/06/2021
Código do texto: T6341877
Classificação de conteúdo: seguro