VIVER DIFICULDADES. ACEITÁ-LAS.

Saiba no que deve crer, saiba que nada sabe e por isso o que deve fazer. Mas não engane nem privilegie o enganado, seja sincero com os outros no que são para que não enganem a si mesmos.

Ensinar alguém circunscreve-se a abrir a cortina da realidade, quem desensina trai o que aprendeu, sempre muito pouco.É impossível proceder ao infinito sem encontrar o Ser Necessário. Ele é nosso guia.

Nenhuma salvação dos homens está em doutrina somente revelada por Deus, além das disciplinas filosóficas que investigam a razão humana. Não há espaço para a negligência e muito menos para a soberba, para as pequenas vaidades que nada somam. Cada um é o que é.

Escolhidos, se os há, recôndita rubrica lançada em sinais, são como todos os outros, somente retém luz ainda na terra,tentam disseminá-la, mas todos serão salvos. O pecado, se existe na trava do olho,e vocifera contra a verdade, não fecha o espírito que pode ser bom sem enxergar.

Cismáticos são aqueles que se recusam a se submeterem a viver em comunhão com suas limitações, com os membros da comunidade universal em meio às liberdades concedidas pela natureza.Aceitar as liberdades onde igualdades não podem existir, todos são iguais como pessoas e diferentes em dons.Ninguém nunca nascerá igual, nem gêmeos.

O melhor que podemos e devemos fazer a alguém é levá-lo a descobrir sua vaidade e soberba, maiores que seus recursos potenciais. A verdade não deve ser omitida para redirecionamento do caminho, possível e muitas vezes recusado. Uma vida não se faz pelo que se planta, mas pela colheita, e nessa caminhada a omissão é a maior das faltas. Nem tudo que se planta prospera. Aplausos ao invés de alegrarem devem incomodar, nublam realidades. Nunca os acalentei, prefiro o chicote dos amigos do que aplauso dos inimigos.

“ Há pessoas que desejam saber só por saber, e isso é curiosidade; outras, para alcançarem fama, e isso é vaidade; outras, para enriquecerem com a sua ciência, e isso é um negócio torpe; outras, para serem edificadas, e isso é prudência; outras, para edificarem os outros, e isso é caridade.”Escolástica.

Quero estar com a caridade. Mais a espiritual, que demanda coragem, que a material, de fácil despojamento. Doei quase dois mil livros da obra "A INTELIGÊNCIA DE CRISTO", de minha lavra. Como não doar o que me vai na alma para tentar construir inclinações e desconstruir alegorias .A verdade construída, havida com suor e burilada, sempre trabalhada, e fácil após sedimentação de arregimentar, deve ser oralizada e impressa. É egoísmo preservar o recolhido. A fonte limpa não retém águas claras que as vezes se sujam nos caminhos da insciência, compreende-se, não fosse assim de que valeria a verdade da dicção sem ornatos e atavios.

Temos que ser caridade, sem ter pena, mesmo para aqueles que piedade merecem, mas ela é incompreendida pela vaidade e soberba, que gera maior comiseração.

Sem fé e humildade para aceitar o inevitável, nenhuma explicação é possível.

Ser caridoso e correto, propagar a verdade das liberdades, como no Cristo, não é santidade e não consiste em saber ou ser sábio consagrado como tantos foram, o grande mistério e maior passo de generosidade é amar o próximo incondicionalmente, principalmente em suas liberdades, retiradas suas algemas.

O Corpo de Cristo e do verdadeiro Sangue de Cristo, deste Sacramento, consubstanciação, estão assentados na fé, adquirida não só pelos sentidos, mas na autoridade de Deus revelada por seu Filho, O Ungido, e iterada pela resignação de sua Mãe, Maria.

A felicidade do homem é a contemplação da sua verdade que não ultrapassa o que lhe foi concedido por Deus, nem mais nem menos.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 21/05/2018
Reeditado em 21/05/2018
Código do texto: T6342707
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.