Silêncio e Solitude

Escrevi há alguns anos atrás um texto sobre solidão, e como era possível observar pessoas tentando encontrar modos de espantá-la ou disfarçá-la. Engraçado que agora convivendo com pessoas de diferentes culturas, enxergo esse tema com outra visão. Percebo que europeus tem um pensamento diferente em relação a estar só. Ou seria ficar só? Eles encaram isto da segunda maneira.

Muitas pessoas aqui optam por ficarem a sós consigo mesmas, e isto não significa que elas sejam solitárias. É possível nomear este estado como solitude. Nós latinos temos muito mais a necessidade de estar com outras pessoas, sentimos mais a solidão. Percebo que aqui as pessoas valorizam este momento de ficar só, curtindo a si mesmo. Ficar só não significa necessariamente estar sofrendo pela falta de alguém, muito pelo contrário. Quer dizer que nos sentimos bem o suficiente para não precisar de outros o tempo todo.

Pode parecer contraditório escrever sobre este desejo de ficar só, ao comparar com o que escrevi no texto sobre conexões. Mas, até mesmo redescobrindo o poder das conexões, também redescobri o poder da solitude e do silêncio. Procuro extrair todo e qualquer ruído mental interno e externo que possa me surgir ao menos umas três vezes ao dia. Este exercício de contemplar a solitude e o silêncio tem se mostrado muito benéfico.

Experimentar estes momentos ajuda a melhorar minhas conexões. Quando não se está desesperado evitando a solidão, é possível simplesmente estar. Estar e contemplar são atividades que me deixam tão confortável, que quando estou com outras pessoas, simplesmente consigo extrair o melhor destas vivências. Se isto é fácil? De forma alguma. O tempo todo tento retomar meu foco, mas isto é um assunto para outra postagem.

Cachorro Magro
Enviado por Cachorro Magro em 21/05/2018
Reeditado em 21/05/2018
Código do texto: T6342851
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.