A VIDA É DINÂMICA

Quando a gente diz que a vida é dinâmica, não é força de expressão, ela é dinâmica e surpreendente mesmo. Na época em que estava casado, não pensava seriamente em me separar, nem havia separações entre meus familiares próximos, mas me separei aos 42 anos de idade, tendo me casado aos 25 anos. Então adquiri um pequeno apartamento próximo ao centro da cidade, num ponto muito bom e, com o tempo, me afeiçoei àquele pedaço. Mobiliei-o singela, mas confortavelmente, e pensei, vai ficar assim. Passados poucos anos, contratei arquiteta, derrubei parede, mudei absolutamente todos os móveis e criei um novo espaço mais agradável ainda. Tudo encerrado, toquei a vida contente e vivi cerca de 20 anos solteiro, desfrutando plenamente a condição. Pensava que seria um absurdo casar novamente, inclusive submeter-me a mudança de residência, com seus incômodos. Aos 62 anos, casei-me de novo, comprei apartamento em prédio em construção e enfrentei todo o processo de escolha e aquisição de material, pisos, pintura, nova mobília, eletrônicos, luminárias e decoração. Também assumi o filho da mulher, que conheci aos sete anos e que mora conosco, assim como adotei três cachorrinhos Poodle. O apartamento onde moramos ficou pronto há oito anos e pensava que o mobiliário relativamente novo era, então, definitivo, ao menos para muitos anos mais. Mas, justamente agora, estamos envolvidos numa radical substituição de armários, granitos e outros móveis, com homens entrando e saindo a toda hora, “chose de loque”. E quando eu atingir a terceira idade?