SESSENTA E CINCO ANOS DEPOIS... * 9h51min.

Não deixa de causar “tristeza” as imagens trazidas pela TV, caminhoneiros estão parados na maioria dos estados do país, também não é para menos, pois numa inflação “apregoada” em menos de 3% qual a razão dos combustíveis subirem mais de 50?!...

A Estatal, nestes últimos 65 anos, * se tornou uma das dez maiores deste setor de atividade, o petróleo e seus derivados. Há afirmações que se tornou auto-suficiente a partir de 2006, concomitantemente no primeiro governo de FHC, 49% de suas ações foram vendidas, não somente aqui, mas também no exterior, com destaque ao povo americano...

É evidente quem investe em ações, quer ter lucro de retorno, e isto parecia algo obvio, pois este setor tem consumo obrigatório, mas havia um fator jamais “imaginado” a corrupção; a “galinha dos ovos de ouro” despertou a cobiça dos políticos, os seus diretores com salários quatro a cinco vezes maior que são ofertados altos executivos da iniciativa privada, foram “instrumentos” dos políticos, corrompendo as empreiteiras que superfaturam as obras prestadas, e até a compra de materiais...

Ai veio a Lava-Jato, com jovens juízes, com destaque a Sergio Moro, da “republica de Curitiba”, que num trabalho investigativo de auto nível, foi “desvendando” a avassaladora extensão da corrupção, que segundo afirmações é a maior do Planeta...

Com isto as ações despencaram fruto da corrupção, os acionistas americanos exigiram na justiça, ressarcimento, lá a justiça é ágil, prontamente a Estatal ofereceu uma "compensação", pasme! 11b. 200m. que seria pagas em duas parcelas, a primeira já foi paga, com isto levou todo o lucro do semestre um pouco mais de 7bilhões...

Lamentavelmente, - como sempre acontece nos desmandos de nossa república – o povo é “convidado” a pagar esta conta, que não foi feita por ele, mas sim pela corrupção dos desmandos políticos; corruptores e corrompidos, quem é mais culpado? Penso que a culpa maior cabe aos políticos, que foram os maiores agentes, por tudo o que está acontecendo...

Daí veio a “luminosa” idéia, tirar nas costas do povo, os prejuízos, a “toque de caixa”, com aumentos quase que diários a pretexto de “acompanhar” os preços mundiais, mas se já somos auto-suficientes, há razão para isto? Há! É o ônus da corrupção. Que outubro chegue logo, pois é preciso mudar paradigmas, elegendo mandatários, que pensem menos em si e mais no bem do Brasil... 10h25min.

* “Em 1953, pela lei 2004, que estabeleceu o monopólio da União na exploração, produção, refino transporte do petróleo no Brasil, criou a Petrobras para exercê-la.”

Este decreto foi assinado pelo então Presidente Vargas, que após 15 anos de governo autoritário, voltou pelo voto popular, que não deixa de ser um reconhecimento dos avanços sociais, realizado naqueles anos... Curitiba, 22 de maio – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 22/05/2018
Reeditado em 23/05/2018
Código do texto: T6343412
Classificação de conteúdo: seguro