MUITO ALÉM DOS GOVERNOS

Governo é fundamental, claro. Às vezes ajuda, às vezes atrapalha o desenvolvimento. Não raro, ajuda aqui, atrapalha ali, confunde acolá. Mas é indispensável que exista, não sou anarquista. Se fizermos uma retrospectiva histórica, fatalmente encontraremos gestões catastróficas, que levaram países ao caos e à guerra. Mas fiquemos apenas no feijão com arroz e por estas bandas nativas. Quantos maus governos tivemos? Governos que frustraram expectativas, que erraram demais, que saquearam o país, que promoveram a cizânia, a discriminação, o atraso? É difícil escolher corretamente os governantes: questão de educação, cultura e econômica da população, sistema político - de arquitetura eleitoral e partidária – tudo isto é um problema, na medida em que nos sobram maus candidatos e alianças esdrúxulas, com as inevitáveis manipulações de grupos de interesse. Mas a democracia é mais ou menos assim. É matéria que, mais intensamente ou menos, está na base de todos os regimes e não há modelo perfeito. Se você viajar mundo afora, vai ouvir a mesma ladainha. Ou coisa parecida. O interessante é que, seja como for e apesar de tudo, a gente tem progredido e negar o desenvolvimento é estupidez que muito poucos cometem. O Brasil, portanto, é um país que tem crescido “debaixo dos panos”, “sotto capa” como dizia minha avó Aldina Ghisoni. Bah, se os governos ajudassem!...