O atrevido (coisas do Téo)

Domingo, depois do café da manhã, o pai lê o jornal. O menino se lembrou de perguntar ao pai sobre a dúvida que o acometera no dia anterior.

__Pai...

__Téo, eu estou lendo, você viu?

__Vi, mas eu quero saber o que é pata?

__Teo, você está se esforçando para me deixar irritado?

__Não, eu só queria saber o que é pata.

__Eu tenho certeza de que você sabe o que é uma pata, Teo.

__Eu pensei que sabia, mas o pai do Cel disse: tira a pata daí. Lá não tinha nem uma pata.

__Ele falou isso para você? __O pai perguntou indignado. __Onde é que você estava com a mão?

__ Lugar nenhum. Eu peguei o ovo que estava no prato.

__Com a mão?

__Eu vou pegar com o que? __Quis saber o menino.

__Com um garfo, uma colher..., mas com a mão... sinceramente...

__Ele não falou mão, ele falou pata.

__Eu vou saber disso direitinho. Você não devia enfiar a mão na comida dele, mas falar que a mão do meu filho é uma pata é outros quinhentos.

__ Que quinhentos?

__ Um quinhentos que eu vou apurar direitinho. __ O pai não gostou de saber que o cunhado comparara a mão do seu filho com uma pata. E ficou pensando qual a melhor maneira de abordar o assunto. Afinal de contas, a mão do seu filho fora comparada a de um animal.

__Filho, os homens, as mulheres, a gente, nós seres humanos temos mão, mas os gatinhos, cachorrinhos, leõezinhos não têm. A mão deles é chamada de pata.

O menino ficou pensando no passeio que faziam no sítio do avô, no lago, nos patos, nas patas...nos patinhos...

__Pai, lá no sitio...

__Já sei. Aquela ave que fica nadando, lá na represa do vovô, também é uma pata.

__Pai, e patacoada?

__Que patacoada?

__Pata quá, quá, quada, quá...

__Filho, não estou entendendo patavina.

__Não é patavina, pai, é patacoada.

__Ah, Teo, você e suas perguntas.

__patacoada é mentira.

__Qual mentira?

__Mentira, filho, patacoada quer dizer mentira. __explicou o pai.

__E patavina é verdade?

__Não, filho, patavina, quer dizer nada. Está entendendo? __ Depois berrou__ Quer dizer nada, na- da...

__O menino sabia até onde devia ir, e algo estava lhe dizendo que não prosseguisse. __ Saiu falando sozinho :

__A pata nada... a pata patavina... pá...pá...

Luzineti Espinha
Enviado por Luzineti Espinha em 25/05/2018
Código do texto: T6345984
Classificação de conteúdo: seguro