Imagem do Google                

                 CAMINHONEIRO VALENTE

 
        
             “Sem caminhão o Brasil para.” Esta é a frase que sempre vemos nos caminhões. Não sei quem é o autor (a) da mesma. E é uma grande verdade. Será que alguém já parou para pensar a profundidade que tem tal expressão? A prova disto que estamos vendo nestes dias. Uma ação reivindicatória devido à disparada do aumento dos combustíveis. Um clamor. Um grito de socorro que vem do profundo da alma.
           
         Esses valentes da estrada, ou seja, caminhoneiros que carregam nosso país são muitas vezes ridicularizados. Taxados até de drogados ou outros adjetivos pejorativos.  Um determinado prefeito de uma das capitais brasileiras chamou-os de “vagabundos”. É uma pena que a mídia não divulga. Não sei se por medo de perder alguma mordomia ou covardia mesmo. É muito revoltante ouvir ou ler isso. E o pior que esse político que não respeita a esses profissionais e com certeza os demais também não, poderá ser eleito governador do seu Estado. Muita gente ainda vota nessa pessoa.
           
     O que as televisões deveriam fazer, era uma reportagem da vida dos caminhoneiros. Acompanhar alguns no seu dia a dia por uma semana ou mais. Acredito que muita gente ao invés de criticá-los, chamá-los de drogados ou reclamar dos caminhões alegando que atrapalham o trânsito para os carros pequenos, teria uma oportunidade em ver e conhecer um pouquinho da vida desses guerreiros.
           
     Dormem mal. No caminhão mesmo e num lugar muito pequeno. Um sono ruim devido à preocupação, porque têm acontecido muitos roubos e assaltos a caminhões. Uma grande parte desses motoristas com problemas de coluna. E como se não bastasse tudo isso, em algumas empresas que chegam para carregar ou descarregar, são tratados com desdém.
           
     Esse movimento dos caminhoneiros é o divisor de águas. Creio que a partir de agora a população de um modo geral vai vê-los com outros olhos. Serão vistos e respeitados como profissionais com seus trabalhos essenciais para todas as áreas. É uma reivindicação justa. Que o seu clamor, seu grito de socorro seja ouvido e atendido da melhor forma possível.
           
     Caminhoneiro. És valente. Vai nessa força que Deus é contigo.
 
 
(Christiano Nunes)