A LIÇÃO DO BRASILEIRO

Estamos no meio de uma grande paralisação no país todo por causa do preço alto do diesel. De lambuja assistimos uma aula de como funciona o espírito do brasileiro e porque o país está nesta situação calamitosa que se encontra.

Este episódio desnuda como reagimos em situações como esta. É decepcionante.

Comecemos pelo começo.

Paralisamos ou apoiamos a quem promoveu esta paralisação porque achamos um absurdo o preço do diesel que emperra o crescimento de qualquer país descente e por consequência não acontece num país descente. Beleza.

Mas qual não foi nossa surpresa ao depararmos com algo, mil vezes pior que o abuso do preço do diesel. Os postos de combustível se aproveitando da escassez do líquido precioso, e da necessidade daqueles que precisavam de combustível, não para passear por aí ou dar um rolé pela cidade, mas para resolver as obrigações necessárias e indispensáveis do seu dia a dia, o que fizeram?

Isso mesmo caro leitor. Aquilo que nós brasileiros somos expert em fazer. Tiraram vantagem da situação, em benefício, egoisticamente, próprio. Usando da esperteza mesquinha que é peculiar por aqui aumentaram de forma mais vergonhosa ainda o pouco combustível que pingava em suas preciosas bombas.

Mais.

Alguns motoristas inescrupulosos, para não dizer coisa que talvez doesse nos ouvidos das criancinhas, compraram gasolina em bombonas para revender, logo ali, com preços ainda mais vergonhosos para outros, tão ou mais, inescrupulosos que esperavam na fila dos postos, fazendo uma espécie de cambismo, onde tanto o que vendia como o que comprava se gabavam de sua esperteza e malandragem.

Me lembra as cenas do mundo animal onde as hienas ao observarem a mamãe gnu ferida se aproveitam para devorar seu filhote indefeso.

Fazem pra si aquilo que condenam quando é feito pelos outros, naquela horrorosa concepção de conveniência que dita que só é corrupção o que os outros fazem.

Enquanto abrigarmos esta mentalidade no espirito brasileiro, enquanto não dermos uma guinada no sentido de modificar esta maneira de ser, jamais viveremos num país justo e digno, afinal de contas somos obrigados a concordar que o grande problema do brasil somos nós os brasileiros.

Só não é corrupto aquele que nunca teve uma boa oportunidade de ser.