*QUER VER O SAMBA AMANHECER,VAI NO BIXIGA PRÁ VER.* UM SAMBA PAULISTANO.

Poios é... São Paulo é a PAULICEIA DESVAIRADA do Mário de Andrade. É a Loucura e o Amor juntos num frenesi inacabável. Quase todos os dias vou ao Bixiga para comprar o famoso Pão Italiano da São Domingos.Esta merceria/padaria fica escondidinha lá no fim da rua São Domingos com a ligação Leste/Oeste.Um frenesi de carros o dia inteiro. E esta casa está lá desde 1917 !!! Além do prazer de comer um VERO PANE italiano,é gostoso passear pelas ruas Major Diogo,Conselheiro Ramalho,Santo Antônio e adjacências. Neste pequeno bairro estão encravadas muitas histórias de SP. A gente vê pelo Bixiga à fora como o ser humano se adapta às circunstâncias desfavoráveis. A maioria é Negra. E vivem em Cortiços ajambrados em casarões antigos abandonados. Um mexidinho aqui,outro acolá e mais um outro acolá e está pronta a *mansão* dos desvalidos. São uns heróis essa gente. Passando pela subida da rua Conselheiro Ramalho,vi um garoto assentando uns tijolos num vão de +- 1 metro de altura por uns 70 de largura.Perguntei:*E aí,parceiro? Está fazendo uma janela do quarto?8 * Não,sr.. Estou fechando meu *quartinho* ,minha casa.* E segui ladeira acima.. Ali,naquele pedaço de SP,se vê muitas vidas em metamorfose. A maioria é Negra Não é à toa que no Bixiga tem uma Grande Escola de Samba de SP: a VAI-VAI. Lá na praça 14 Bis/9 de Julho/e uma outra rua que não lembro o nome,o Samba acontece e anoitece. Um escritor paulistano-Antonio de Alcântara Machado-escreveu uns contos sobre os imigrantes italianos que se tornou um livro-´BRÁS,BIXIGA E BARRA FUNDA. São nesses recônditos que a Vida floresce em SP. São os guetos dos Negros e Pobres.E como a Alegria brinca com a Vida!!! É um Surrealismo total!!! Pobreza e Alegria. E os Cortiços do Bixiga continuam se expandindo até hoje.Os casarios de arquitetura bonita foram abandonados pelos seus herdeiros.E é lá que os desvalidos penetram e fazem seus *Lares*. Até um juiz(que recebe o Bolsa Moradia) emitir uma Ordem de Despejo. Na Vida há Tristeza e Alegria. No Bixiga há Vida. Quer ver o Samba amanhecer? Vá no Bixiga prá ver.E Viva a Vida!

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 27/05/2018
Reeditado em 27/05/2018
Código do texto: T6347589
Classificação de conteúdo: seguro