SANTOS DO PAU OCO - BVIW

É uma expressão que se aplica a pessoas dissimuladas e vem do imaginário popular lá do período colonial, em que ouro e diamantes recheavam imagens de santos, para esconder sua origem ilícita.

O país já teve muitos santos do pau oco. Um dos mais recentes e célebres está "preso" em Curitiba, herói de verdade como uma nota de 30 reais.

Essa nossa pátria é tão carente que tem o hábito de adotar como “santas” quaisquer causas defendidas por gente parecida com a gente, pois somos em essência revolucionários de jardim.

Semana passada, surgiu uma dessas causas e empunhamos com entusiasmo a bandeira que deveria ser só deles e os apoiamos, acreditando que pudessem levar nossa revolução até as últimas consequências e pudéssemos assistir a seu desfecho triunfante na TV. Desde que, obviamente, não atrapalhasse a novela ou o futebol...

Agora, como sempre, sofremos na pele as consequências e já sabemos que o movimento conseguiu seus objetivos, arrancando de um governo acovardado, mas que, ninguém duvide, vai transferir uma conta monstruosa para dividirmos. E, ainda por cima, o movimento propiciou a volta das aves de rapina, oportunistas de plantão que apostam no "quanto pior, melhor".

Só ficou a sensação de ALGO ESTRANHO no ar. E uma certeza: Desta vez, os santos do pau oco fomos nós, agitando com fervor uma bandeira de outra cor!

Deixo aqui meu pedido de desculpas pela amargura do momento e um fio de esperança de que toda essa bagunça sirva para alguma coisa melhor.

Um grande abraço! Leo

Leo Della Volpe
Enviado por Leo Della Volpe em 30/05/2018
Reeditado em 30/05/2018
Código do texto: T6350690
Classificação de conteúdo: seguro