Sonho de uma doméstica

Helena trabalhava na casa de um casal de professores quando ela começou a sonhar em viajar pelo mundo. Esse sonho nasceu devido as narrações de viagens feitas pelo seu patrão. Seu patrão era um professor do Senai. Nas suas licenças prêmios, ele viajava por muitos países. Ele ia sozinho, e em cada país que ele ia, ele trazia uma boneca para sua filha Ana Maria. Quando Helena arrumava o quarto de Ana Maria, ela via todas as bonecas que ficavam enfeitando o quarto dela. Seu patrão falava várias línguas, gostava de tocar piano e era uma pessoa bem inteligente. Ele gostava muito de Helena. Helena pensava em não se casar, estudar e ser professora para realizar seu sonho de conhecer outros países como seu patrão.

Sua irmã estava estudando em um colégio, onde ela trabalhava e estudava. Ela se sentia triste neste colégio, por isso ela escreveu para Helena ir para esse colégio estudar e trabalhar. Helena pensando em realizar seu sonho foi para esse colégio e estudou até a terceira série ginasial lá.

Helena teve uma ideia de alugar uma casa com seus irmãos e morarem todos juntos em São Paulo. Assim ela continuou seus estudos, entrou na USP e se formou em Letras. Antes de se formar, ela se casou. Ela não começou a lecionar, logo após o casamento já que passou num concurso para trabalhar numa biblioteca infantil. Enquanto ela trabalhava nessa biblioteca ela teve três filhos. Seu sonho de conhecer outros países ainda continuava e foi possível quando ela passou num concurso para professor e começou a lecionar português num colégio estadual.

Certa vez, uma colega dela foi com outro colega a Turquia, e ao voltar estava mostrando as fotos e Helena perguntou quanto ele gastou na viagem. Sabendo o valor da viagem, Helena começou a juntar dinheiro e realizou seu sonho. Viajou para Europa. Depois dessa primeira viagem, ela fez outras como Croácia, Turquia, Peru, India. Ela pretende continuar viajando. Viajar para Helena é a melhor coisa nessa vida.