Mensagens que edificam - 334

Deus: criador ou criatura?

Como distinguir o atributo de uma divindade?

Se uma divindade em questão depende do reconhecimento humano para que esta exista há que se analisar o caso. Se uma divindade é capaz de morrer afogada no mar do esquecimento, esta é uma prova de que não passa de uma criatura. A bem da verdade, quando algo existe de facto, não se faz necessário uma exaltação para que a sua existência seja evidenciada. Qual é a divindade invocada pelos aborígenes no seu estado selvagem? Qual é a divindade aclamada pelos pigmeus? Qual é a divindade que reina no deserto do Saara? Qual é a divindade enaltecida nas savanas africanas? Qual é a divindade venerada pelos esquimós?

Quando a ausência da lembrança de um deus o sepulta na tumba da amnésia, sua existência precisa ser repensada.

Quantos deuses já estiveram no topo dos panteões gregos, egípcios, babilônicos, romanos e outros? Hoje, a maioria, senão a totalidade desses deuses se resumiu à história, sem que cultos ainda mantivessem o vigor destas divindades. São simplesmente antigos deuses. Deixaram de ser adorados, deixaram de existir. Assim fica evidente o que é criador e o que é criatura.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 05/06/2018
Reeditado em 06/06/2018
Código do texto: T6356584
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.