Liberdade

O tic tac do relógio ao fundo sinalizava o extremo silêncio, embora eu conseguisse ouvir alguma música, o ponteiro dançava em uma única direção, em sincronia com gotas que pingavam do beiral do telhado, a orquestra quase se formara, entretanto, hora ou outra, o som ensurdecedor de aviões passando abafavam a monotonia musical que pairava sobre aquele dia cinza, chuvoso e um tanto diferente.

Deitado sobre o sofá de cor mogno, em uma sala de estar delicadamente branca, os móveis velhos em sintonia transpiravam sossego.

Eram exatamente 08:30h da matina, e acabara de chegar do trabalho e como de costume, li algumas frases de filósofos famosos, alguns artigos aleatórios e meditei numa palavra que destacava-se na minha mente naquele excepcional momento de leitura: "Liberdade ".

Pensei comigo mesmo, quantas foram às vezes que eu tive a tão sonhada liberdade de escolha e não a usei? Quantos foram os dias presos em paradigmas impostos por mim mesmo? Quais as circunstâncias para ser realmente livre?

Lembrei que por anos da minha estrada dolorosa e tortuosa, tive a tremenda necessidade de estar com alguém do meu lado, isso em base de que para poder ser feliz, necessariamente precisava de estar com alguma namoradinha. Só que, pensando, vejo que essa prisão em que habitei, é um tanto de ausência de liberdade e é notável, só não vê quem não quer, que primeiro temos que ser felizes e não depositar tamanha responsabilidade em uma pessoa que estará ao nosso lado.

A definição de liberdade é um tanto explícita, pois diz que para ser livre temos que agir segundo o livre arbítrio, de acordo com a nossa vontade, de maneira que não prejudique outrem, a sensação de estar livre e não depender de ninguém e ponto. Então, em vista disso, posso afirmar que se precisei de alguém para ser "feliz", de fato não era agraciado pela verdadeira liberdade. Se precisei de tantas outras coisas que prendiam-me, com certeza não haviam campos abertos na minha vida, as prisões acarretavam diferentes doenças psicologicas que engrenavam outros mais diferentes problemas.

Vemos que em todo lugar, pessoas prendem-se em informações sem fundo algum de veracidade, devido ao fato de se limitarem a não procurar a verdade, por X motivos, engessam a mente e encarcerados em correntes midiáticas, apenas enxergam o desfigurado suposto correto. Não vêem que até mesmo para raciocinar a liberdade tem fundamento nisso? Pensar é de graça, já dizia meu pastor, mas para isso é preciso quebrar as amarras que cercam a inteligência, romper os limites de achismos que se infiltram na intocável liberdade...

Agora são 09:15h da manhã, o silêncio ainda predomina aqui em casa, o sol aparece, os pensamentos voam e se ajustam, e fechando devagar os olhos, meio que cochilando, posso enxergar alguém correndo por um caminho, onde celas, algemas, cordas e tudo que um dia prendeu, estão sendo todas destruídas, enquanto aquele rapaz que sou eu, apressa-se em chegar a luz, dando início a uma nova vida, esquecendo de vez toda ausência de liberdade.

Seja livre!

Felippe Lacerda
Enviado por Felippe Lacerda em 07/06/2018
Código do texto: T6357861
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.