Por que um CD de música custa tão caro?

Na época em que estava lançando meu CD, um sujeito me falou o seguinte: "Nas lojas, um CD virgem custa menos de R$ 1,00 (um real). Eu não consigo entender porque os artistas vendem os CD´s por R$ 20,00 ou R$ 30,00 e até mais..."

Sem conseguir acreditar no que estava ouvindo, respirei fundo, pedi iluminação aos céus, e respondi: "Talvez esse valor "absurdo", no caso de uma artista independente como eu, seja porque para se produzir um CD musical é necessário, em primeiro lugar: compor a obra, e isso demanda um esforço mental e bastante tempo. Depois para produzir o disco, é necessário contratar produtor musical, arranjador, preparador vocal, músicos, técnico de som, pagar direitos autorais (se for gravar música de algum compositor famoso), pagar horas de gravação em estúdio, mixagem, masterização... E não é só isso, para fazer o encarte do CD, ainda é preciso fazer um ensaio fotográfico e contratar um designer, e por último, deve-se conseguir toda a documentação necessária para fazer a prensagem do CD e também pagar por ela... Mas se você ainda acha "caro" o preço cobrado por um CD musical, tem a opção de comprar um CD virgem e colocar para tocar no seu som."

Recebi um "sorriso amarelo" como resposta.

AndraValladares
Enviado por AndraValladares em 07/06/2018
Reeditado em 07/06/2018
Código do texto: T6358377
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.