O DESTINO (...enquanto eu trabalhava no Pavilhão II na linha de montagem na Wolksvagem (2007) do Brasil em SBCampo, SP.

Passam pelas minhas mãos diariamente centenas de portas automotivas que pouco a frente da linha de montagem final completam novos carros que vão para o mercado interno ou para a exportação!

A cada conjunto de portas que passam por mim e que sou responsável por uma parte da montagem, azuis, brancas, pretas, vermelhas, cinzas, creme, entre outras cores... fico a imaginar o destino de cada veículo que logo nascerá.

Imagino o comprador, a compradora de cada carro, muitos comprarão o carro para o trabalho, outros para passear, alguns para levar os filhos à escola, outros comprarão para dar de presente a alguém.

Quão diverso será o destino de cada veículo que ali vejo nascer.

Continuo pensando nas alegrias que cada carro proporcionará ao seu dono, a sua dona... nos lugares que irão conhecer, nas centenas, milhares de quilômetros a ser desbravado! Rodarão por estradas lindas, bem conservadas, outros sofrerão com buracos e todo tipo de dificuldade.

Conhecerão muitas cidades, muitas praias, muitas estradas.

Alguns sei, jamais sairão da cidade, envelhecerão com seus próprios donos e quem sabe na velhice serão vendidos ou até mesmo abandonados.

Imagino também o triste destino que muitos terão nas mãos de bandidos... indefesos serão refém juntamente com seus donos e na maioria das vezes incapacitados, involuntariamente serão obrigados abandonar aqueles que com tanto carinho, amor cuidavam de si, lavando, encerando, lubrificando para obedecer os comandos do mal.

Então dirijo os pensamentos ao nosso Pai Celeste pedindo proteção e felicidade a cada um destes carros que por mim passam diariamente, para que seja apenas instrumento de alegria, de amor e de trabalho!

E continuo absorto em meus pensamentos traçando um paralelo com a vida humana, com o destino de cada criança que chega a este mundo.

Todas nascem, necessitam do mesmo tratamento, cuidado, depois cada uma segue seu destino, muitas se cruzam pelas estradas da vida, mas o destino de cada uma destas vida ninguém jamais saberá!

Muitos irão pelas estradas do bem, irão ajudar a construir um mundo melhor, muitas serão oprimidas, outras opressoras.

Quão misterioso e imprevisível é o nascimento de um novo ser, de um "objeto", de uma "criação".