ESTRADA DO CERNE... 15h53min. (Reminiscências).

Aqui as temperaturas caíram bruscamente, estamos “evidenciando” perto de 3 graus, para quem gosta de frio ótimo, para nós nem tanto; a Meg deu um enorme trabalho a noite, pois não passou bem, até não sei se foi este frio; quando conseguimos dormir já eram quase quatro horas da manhã...

Uma reportagem do Jornal da Globo, de ontem, na hora do almoço, mostrava com imagens chocantes, desta rodovia, que já têm 78 anos, um trecho recebeu saibro, segundo afirmações de má qualidade, os veículos encalhavam, com destaque aos ônibus escolares, pois havia chovido muito, e a estrada se tornava um grande atoleiro, com este contratempo parte das crianças não conseguiram chegar na escola...

A historia desta região chamada de Norte Pioneiro, é muito antiga, segundo afirmações começou em 1.800*, destemidos brasileiros chegaram a esta região em busca do ouro, em que nem todos têm a felicidade de encontrar, uns cansados e desanimados, começaram a se dedicar a agricultura e outras atividades afins; povoados foram se formando, e em alguns casos se transformando em pequenas cidades, foi quando o Interventor do Paraná na época, (Revolução de 30.) foi nomeado seu Interventor Manoel Ribas, (durante 13 anos) que em 1935, teve a idéia de construir uma rodovia, para melhorar a ligação daquela região, a obra demorou cinco anos, e em 1940 foi inaugurada solenemente, com piso de saibro, que requer cuidados constantes...

Sua extensão total é de aproximadamente 460,2 km* que faz esta ligação precária com Norte Pioneiro, ao norte do Paraná, com destaque a Londrina, que mais tarde se tornou a “Capital Mundial do Café”...

Em 1957, chegamos a esta cidade, saímos de Curitiba, bem cedo e fomos chegar à noite em Londrina, cuja viagem era feita por esta precária rodovia; naquele local haveria um evento de jovens espíritas, oradores de destaque compareceram, dentre eles: Divaldo Pereira Franco, Jocó Holzmann Neto e Nilson Boechat, estes dois últimos não se encontram mais neste plano; nos recordamos com saudades destes eventos, - o outro foi na cidade de Ponta Grossa – que não deixam de serem boas lembranças, deste período de inocência, até de namoros platônicos, mas que a distancia acabou esmorecendo...

Voltando ao tema de nossas singelas palavras, em 1969, foi inaugurada a nova Rodovia do Café, com um novo traçado, e isto afetou enormemente aquela região, que estaguinou, pois não era mais a passagem obrigatória dos veículos, e, podemos assim dizer, entrou em decadência...

Em seu último mandado de Governador, e hoje atual Senador, RR, prometeu dar asfalto a toda extensão da Estrada do Cerne, deste modo os que quisessem “fugir” do pedágio, poderia usar livremente esta rodovia, ledo engano tudo não passou de bravata, foi feito tão um pouco mais de 12 km da sua longa extensão...

Quanto ao Interventor Manoel Ribas, cujo apelido era “Mané do Facão, fica para próximo capítulo, bem como a bolsa de estudo solicitado a ele, por um dileto amigo... 16h41min.

*Números datas compilados da Wikipédia.

Curitiba, 08 de junho de 2018 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz

https://www.recantodaletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 08/06/2018
Reeditado em 09/06/2018
Código do texto: T6359093
Classificação de conteúdo: seguro