INSANA DEMOCRACIA

INSANA DEMOCRACIA

Enfim, neste 7 de junho consegui entrar na Agência da CAIXA para trocar minha senha do "cartãozinho" nojento. De repente, ruíram as "barreiras" e o tal cartão parece não servir mais para quase nada. Agora, outras batalhas se impõem: a de "recuperação" do meu CPF -- a correção feita através dos Correios não segue direto para a Receita Federal e tudo se precisa agendar nesse "país das bananas" -- além do cadastramento para a suposta "aposentadoria", que sequer quita 1 mês de aluguel, seja onde fôr, exceto em favelas.

NADA SE FAZ via computador, ainda estamos na "era das xeroxs", dúzias de cópias em cada local. Pior: para o tal NIS ou NIT exigem CTPS, a tal Carteira de Trabalho... Santo Deus, para SE APOSENTAR, o pescador ou agricultor -- no caso do Pará -- que nunca viu ou precisou de CTPS terá que tirar uma, novinha, apenas para que seu número conste da ficha de cadastro do INSS. Milhares delas em cada Estado, despesa inútil para cumprir exigência tola, burocracia absurda. Quem perdeu tira de novo, mesmo que saiba o número da antiga, caso de meu irmão gêmeo.

A "tortura" não finda aí... leva-se também o título de eleitor, outra "excrescência". Quem procura aposentar-se já está na faixa de idade na qual não se é mais OBRIGADO a (ir) votar, portanto esse documento não seria necessário. Morrerei sem entender porque esse "povo-gado" tem que ser tangido até às urnas para... VOTAR NULO (ou "em branco"). Como fica o artigo da "Carta Magna" que declara "que ninguém é obrigado a fazer o que não quer" ?! Porque o Senado não "derruba" as punições para quem "foge do pleito como o diabo da Cruz" ? Sem elas, irá votar quem realmente quiser !

No CRAS de meu bairro -- ex-centro dito comunitário de poucas atividades -- me "agendaram" para 17/outubro, 4 MESES e 12 dias apenas para fazer o cadastramento... depois disso, sabe-se lá quantos meses mais ! Se precisar do título de eleitor vai demorar mais tempo ainda. Na minha ficha, em vez de Cadastro único, vem escrito "OFICINA REFLEXIVA" (?!) Se trocarem a recepcionista, posso ser surpreendido "descobrindo" que estive enganado por longo tempo, tendo que refazer o agendamento.

É esse o Brasil que fazemos dia após dia e ainda querem que EU VOTE... em presos, em políticos cheios de punições, em despreparados vaidosos, em oportunistas que já "pularam" 3 ou 4 Partidos, em espertalhões baratos, enquanto TREs e o TSE "fecham os olhos" ! Haja paciência... no cadastro do INSS precisa haver "cláusula de herança" pois muito idoso "vai bater as botas" antes que sua aposentadoria saia e, nesse caso, filhos ou netos receberiam os valores aos quais o cadastrado teria direito, num país que não respeita Lei alguma !

(NATOAZEVEDO - em 7/junho 2018)

****************

HAJA PACIÊNCIA !

I

Nesse Brasil tão mesquinho

as "coisas" não têm mistério:

quem não consegue "padrinho"

se aposenta em... cemitério !

I I

Com a vida em desalinho

não adianta vitupério...

vais padecer no caminho

e esperar -- sem um critério --

I I I

que o "Instituto" se comova

e, algum dia, êle remova

tanta exigência tola.

I V

Se sua "pensão" não vem...

sem recorrer a ninguém

vais findar pedindo esmola !

"NATO" AZEVEDO

(em 7/junho 2018)