O charmoso Roland Garros

Paris é a capital da França, tem 2 240 621 (2012) de habitantes; está situada às margens do rio Sena. Entre o século XII e XVII era a cidade mais importante do mundo ocidental e referência no ensino e nas artes. É uma cidade linda, histórica e turística, com lindas avenidas, lindos parques, museus e monumentos famosos como a torre Eiffel e o Arco do Triunfo. A cidade da luz e do amor como é conhecida, é uma das mais visitadas do mundo.

Em Paris está localizado o Stade Roland Garros, um conjunto de 18 quadras de tênis, e onde se realiza todos os anos o torneio de Roland Garros ou Aberto da França, um dos quatro Grand Slams do circuito mundial. Os outros quatros são: Australian Open, Wimbledon e US Open. É o menor entre os quatro, mas é o mais charmoso. O nome Roland Garros dado ao complexo é uma homenagem ao notório aviador francês, que nasceu em 06 de outubro de 1988, em Saint-Denis, Reunião, e morreu em 05 de outubro de 1918 durante um combate na Primeira Guerra Mundial, e além de piloto, era jogador de rugby e tenista.

Do dia 27 de maio a 10 junho foi realizado o Grand Slam de Roland Garros deste ano. O Brasil não foi bem representado em nenhuma chave. Na chave feminina de simples, não teve nenhuma jogadora. No masculino de simples, Rogério Dutra Silva perdeu para o sérvio Novak Djokovit na primeira rodada por 3 sets a 0. E Thomaz Bellucci foi derrotado pelo argentino Federico Del Bonis na primeira rodada por 3 sets a 0.

Na chave feminina de simples a grande surpresa foi a eliminação da letã Jelena Ostapenko campeã do ano passado e que perdeu na primeira rodada para a ucraniana Kateryna Kozlova por 2 sets a 0. Serena Williams a maior tenista da era aberta após dar à luz a sua filha retornou em grande estilo com o mesmo saque forte, mas devido a uma lesão no músculo peitoral desistiu de enfrentar a russa Maria Sharapova nas quartas de final.

No sábado (09) foi a decisão da chave feminina de simples. A romena Simona Halep número 01 do ranking venceu a norte-americana Sloane stephens por 2 sets a 1, e finalmente tirou um grande peso das costa de nunca ter vencido um Grand Slam. Na chave de duplas masculinas, os franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut foram campeões ao vencerem o austríaco Oliver Marach e o croata Mate Pavic por 2 sets a 0, para a alegria dos franceses. No domingo (10) foi a decisão do masculino de simples. O espanhol Rafael Nadal venceu o austríaco Dominic Thiem por 3 sets a 0. É o decimo primeiro título de Roland Garros e o décimo sétimo de Grand Slam de Rafael Nadal, perdendo apenas para o suíço Roger Federer, que tem 20 títulos de Grand Slam.

O tênis brasileiro mais uma vez decepcionou, e precisa urgentemente ser renovado e revelar novos valores. Faltam investimentos do poder público e privado na construção de quadras e formação de atletas, para deixar de ser um esporte da classe média e alta. Falta também a divulgação do esporte pela mídia para que o mesmo se popularize, como a transmissão de jogos na TV aberta. Nossos tenistas de maiores expressões foram Maria Esther Bueno e Gustavo Kuerten (Guga). Maria Esther Bueno ganhou 19 Grand Sams e Guga ganhou 03 Roland Garros. O tênis mundial e brasileiro perdeu uma grande tenista; Maria Esther Bueno faleceu dia 8 aos 78 anos, véspera das decisões de Roland Garros. Vale ressaltar que em nosso país não era tão conhecida nem reconhecida, por ser o tênis um esporte impopular.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 11/06/2018
Reeditado em 11/06/2018
Código do texto: T6361606
Classificação de conteúdo: seguro