Copa de Futebol e uma Nação à Parte
 
Estava eu no hotel  cursando minha especialização  quando toda a cidade parou para assistir um dos jogos daquela Copa de Futebol em 1994. O Brasil era todo festejo como ocorre em todas as COPAS que acontecem.  É como o brasileiro se deixa anestesiar para não pensar nos problemas  do país. Há 24 anos.
 
Fazendo um exercício de memória, outros 24 anos havia se passado desde a copa de 1970. Foi a primeira vez que  eu tomava consciência do movimento futebolista para o Brasil. Tudo era uma festa Brasileira metida à mexicana. Algumas palavras reverberam em meu consciente: Guadalajara, Pelé, Tequila, “Brasil, ame-o ou deixe-o”, “Este é um país que vai pra frente”... Outras se enterraram no inconsciente. Eu era apenas um menino.
 
O certo é que o brasileiro era anestesiado por um ufanismo tolo e sem medida!
 
Enquanto o Imperialismo Estadunidense promovia as alienações, a América Latina mergulhava em Ditaduras que alijavam seus processos democráticos. O importante eram os cursos de Inglês para formar elites que passeavam nos USA.
 
Torturas eram realizadas nos porões. O brasileiro à margem ufanava o peito acreditando em doces mentiras: “O Brasil é um país em desenvolvimento.” E obras faraônicas eram realizadas para aparentar desenvolvimento e mascarar a histórica corrupção existente desde o “Quinto do Ouro”... Desde quando alguém de um navio gritou: “Terras à Vista”.
 
Outras copas viriam... Só não veio a alimentação para os necessitados que não têm nem o quê comer direito e muito menos uma copa para servir refeições em seus lares. E até as copas das árvores estão sendo levadas   com o desmatamento ilegal.
 
O Brasileiro assiste alienado o curso de sua História enquanto se ufana com as Copas de Futebol e com este esporte que paga milhões aos seus atletas. Mas não se preocupa com a dignidade de sua EDUCAÇÃO/PESQUISA, com sua SAÚDE pública, com o direito à Moradia.
 
O Brasileiro gosta mesmo é de festa e é indiferente ao que acontece no país como relatado no filme Flores Raras onde a poeta Bishop observa...
 
“...Elizabeth demonstra todo o seu estranhamento diante da naturalidade com a qual os brasileiros tratavam o golpe militar de 1964. Enquanto o rádio anunciava o Ato Institucional nº 1, instrumento que “legalizava” todas as perseguições, punições, cassações de mandatos e de direitos políticos, ela via da janela do apartamento em que se hospedava, em Copacabana, pessoas indiferentes na praia, jogando futebol ou tomando banho de sol.”*
 
E o que dizer da Copa de Futebol de 2014 quando as emoções futebolistas se misturaram com o momento político que o Brasil passava e tudo serviu para justificar mais um golpe na latina e antidemocrática nação brasileira?! Políticos, envolvidos com a corrupção, gritavam suas histerias em apoio ao Golpe: “Sim! Sim! Eu voto, sim pela minha família” contra o povão brasileiro!
 
O que esperar de um país e seu povo que alienadamente elegem corruptos e aos poucos vão se anestesiando com mais uma copa de futebol que paga milhões aos que dela tiram proveito?
 
Como diz os postais das redes sociais: “Eu quero mais é pensar na COPA DAS ÁRVORES”. Elas têm mais importância política para o meio ambiente que a velha politicalha brasileira.
 
 
*Em “Flores Raras” filme de Bruno Barreto segundo Zarcilo Barbosa: https://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=230890
 
Barbacena, 11/06/2018
Direitos do texto e foto
reservados e protegidos segundo
Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998.
 
 
 
Gosta de Poesias e Crônicas?
Então curta a página POETAR:
https://www.facebook.com/PoetarPoesiaArte
 
 
_ POETAR_
https://www.facebook.com/PoetarPoesiaArte/
http://www.leonardolisboa.recantodasletras.com.br/
#poetarfacebook      #leonardolisboarecantodasletras
 
 
 
ESCREVA PARA O AUTOR:     
conversandocomoautor@gmail.com
 
Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 14/06/2018
Código do texto: T6363924
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.