Vivendo e Aprendendo

Os pensamentos e adágios populares, muito tem contribuído para a formação do povo. Carregados de valores morais e intelectuais, tem sido fundamental em métodos de vida, foi principalmente no meu tempo jovem, longe de colégios e universidades.

Os para-choques de caminhões são usados como vitrine de frases sentimentais, religiosas, humorísticas e sarcásticas. Existem em outros lugares, como bares, farmácias, repartições públicas. Existem até em pornografia de latrinas.

A primeira frase que decorei, foi dita por minha mãe; “ A união faz a força.” Ela dava até exemplo; pegando varinha de guaxina e quebrando uma com facilidade, depois condicionava em feixes e mandava a gente ver se quebrava. Na pré- adolescência, aquilo era um conhecimento fantástico.

A segunda frase foi meu tio Francisco; “ A vida é uma guerra e cada dia é uma batalha.”

Para terminar, posto algumas que mexeram com a minha humilde verve literária; “ Os nossos erros nos escraviza para uma vida pior. Rui Barbosa.

A nobreza do corpo é pó, o da alma é luz.” Victor Hugo. Antes a ilusão do sucesso, que a certeza do fracasso. AD. Todo homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe. Jean Jacques Rousseou. A vida é dura para quem é mole. Essa é de para-choque de caminhão.

Das muitas frases de banheiros públicos, achei duas, mas, pelo menos publicáveis. “ Adeus privada imunda, nunca mais verás a minha bunda." AD. “Aqui é o lugar que o fraco geme e o forte treme”. AD.

Lair Estanislau Alves.