Reclame gambiarra

Nada tenho contra o uso de qualquer recurso lícito e democrático que alguém use para se promover. Sim, nada tenho contra quem faz reclame de seus feitos. É um direito. Um direito líquido e certo. E legal.

Mas, porém, contudo, todavia (como repetia meu pofessor de história no ginásiio), quando se faz reclame de si próprio, inflando a sua bola murcha, aumentando ao cubo o seu percentual de talento ou conhecimentos, isso se tona um reclame gambiarra. E ridículo. Tem mais: as pessoas não dão atenção nenhuma a amostramento. Preferem sempre a humildade. Preferem que se fale do cotidiano, dos sonhos, do amor, da vida comum de todos nós, dos nossos problemas, sem aquea mania de dar lição e aula. Vou dizer algo que talvez até choque: contar desvantagem verdadeira ganha mais pontos do que a demonstração de sapiência e superioridade intelectual.

Quando se nota que alguém está carregando a mao e enfeitando demais o próprio maracá ou umbigo, as pessoas rejeitam esse amostramento. E rejeitam ainda mais quando alguém se mete a especialista em tudo, emitindo opiiões como se fossem uma doutrina obrigatória, que só eles, os amostrados, sabem viver.

Não sou de dar conselhos, sempre me lembro da minha avó materna que dizia, se conselho fose bom não sedava, se vendia, mas assim mesmo vou arriscar um coselhinho de véio metido: não forcem a barra, não queriam ensinar ninguem a viver, não banquem os sábios, sosseguem a periquita, acabem com essa sangria desatada de ser o bambambã. Essa mania de ser superior é algo repulsivo, enche o saco. Aprendam a rir, contar algo engraçada, arengar com humor.

Vou continuar insistindo, quando a gente fica mais velho, caso deste véio caduco e matuto, precisamos nos alegrar e nunca azedar e nem virar vinagre. Ms, confesso, su tambem meio chato. Admito. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/06/2018
Código do texto: T6366760
Classificação de conteúdo: seguro