Crônica da estranheza de um homem estranho

Confesso que gostaria de escrever um poema. Mas as palavras não vieram! Isso mesmo as palavras visitam a alma e o poeta apenas as coloca no papel com a calma de um rio que serpenteia colina abaixo. E assim sentei para escrever e fui presenteado com uma prosa ao invés de versos, e assim as palavras me visitaram.
O mundo realmente anda estranho! Muito estranho. Na última semana enquanto caminha para o trabalho passei por algumas pessoas e educado como sou por exigência do ofício de professor, fui oferecendo meu bom dia as pessoas. Uma moça ao ouvir minha voz agarrou com extremo sentimento sua bolsa, uma outra atravessou a rua quando levantei meus olhos e antes mesmo de dizer bom… ela havia dado uma corridinha e atravessado a rua. No ar ficou o medo...a incerteza e uma certa dose de preconceito por um homem barbudo e robusto. No outro dia a mesma cena. Naquele pequeno instante de tempo muitas coisas passavam pelas idéias. Passeavam pela cabeça a sensação de medo que as pessoas têm hoje em dia quando um estranho do nada lhe diz bom dia, porque ninguém nesse mundo corrido reserva um tempo para dar bom dia a pessoas que não conhecem. Isso é estranho!
Não é estranho o fato das pessoas não se desejarem um bom dia, boa tarde, boa noite. Não estranho as pessoas correrem de você aparentando medo e preocupação. Depois disso pensei comigo mesmo esse mundo anda muito estranho. Muito.
Não me abalei com os pensamentos tão pouco com a ação das pessoas amedrontadas por gesto de educação. Segui em direção ao trabalho. Ao chegar na escola avistei uma senhora com uma vassoura jogando a sujeira para cá e para lá. Como um bom moço educado que sou soltei um bom dia bem estridente e o resultado não poderia ter sido outro. A humilde senhora se virou e apenas disse:
_ Bom dia professor? Como alguém pode ter um bom dia nesse lugar?
Com um sorriso simbólico apenas disse:
_ Difícil viver o dia assim…
Subi as escadas pensando na estranheza que esses acontecimentos acarreta em nossa vida. O estranho não é onde trabalhar...hoje o estranho é estar trabalhando e infeliz dentro do espaço que seria destinado ao crescimento pessoal e intelectual. A estranheza está entranhada nas pessoas como desconfiança, medo e angústia. Hoje em dia nos escondemos por trás de nossas incertezas e conflitos. Não é estranho dar bom dia … não é estranho conversar com as pessoas … o estranho está em nos escondermos, mas sim em disfarçar nossa educação como estranheza. Nesse dia voltando para casa uma senhora me disse boa noite, eu no auge do meu cansaço sorri e depois de algumas palavras ganhei mais uma amiga para vida. Estranho isso né! Ganhar amizades com boa noite.
Vagner Alves
Enviado por Vagner Alves em 20/06/2018
Reeditado em 22/08/2018
Código do texto: T6369592
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.