A bola da Copa - Uma esfera perfeita?

A bola da copa não é de toda redonda... Será que vai "rolar" bem hoje?

Brasil x Costa Rica, o mais importante confronto entre ambos de todas as copas anteriores. Já ouço os espoucares do primeiros rojões e o Beto (cãozinho da família) também se mostra inquieto, denunciando o nervosismo das ruas e o incômodo nos seus sensíveis aparelhos auditivos.

As Casas de Apostas da High Street North, em Londres, hoje estão bem silenciosas.

Já esqueci as Vuvuzelas Silentes de 2014, vamos ver o que ocorrerá nesse jogo... Uma coisa é certa: Ambos querem ganhar! Logo mais a saberemos o resultado...

Pedi a um especialista que estuda geometria espacial e os sólidos de Arquimedes, para me explicar a diferença dos efeitos da bola quando o Neymar dá um "pimba na gorduchinha"(saudades do Osmar Santos). Bom confesso que tive que estudar um pouco após a explicação, já que a bola da copa é formada de faces pentagonais e hexagonais. Quando acerta com o bico da chuteira (nike- porque a drible já perdeu espaço no mercado) em um pentágono ou um hexágono da bola os efeitos são diferentes. Ele me explicou que eu deveria prestar mais atenção no jogo e ver que, por exemplo, o Cristiano Ronaldo (CR7) quando chuta, consegue acertar os vértices desse poliedro, na verdade, um "icosaedro truncado", de 32 faces (12 pentagonais e 20 hexagonais), portanto com 60 vértices disponíveis para acertar o chute. Portanto, também, não é uma esfera perfeita. Já o Neymar, só tem acertado as arestas da bola, que ao todo são 90. Aí que entendi porque os radialistas, que, naturalmente, não dominam essa cátedra, dizem que ele sempre tem acertado é a "orelha da bola"... Que o cara é "bola murcha", etc... que aliás e por sinal, ficam essas analogias bem mais adequadas aos meus parcos conhecimentos da matéria.

E você, Qual seu "pitaco" para hoje?

MARCO ANTONIO PEREIRA
Enviado por MARCO ANTONIO PEREIRA em 22/06/2018
Código do texto: T6370787
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.