Setenta milhões querem sair do Brasil

“Bomba! Bomba! Setenta milhões de brasileiros gostariam de sair do país, se pudessem. Esse é o resultado do “golpe” de 2016.”

Qual é a utilidade das tragédias?

Pode parecer macabro ou exagero mas, as más notícias tem pelo menos duas utilidades: fornecer matéria jornalística para uma imprensa que tem como foco principal o lado negativo da vida em sociedade e para os heróis de plantão que procuram de todas as formas aniquilar a moral da população para que possam se manter como salvadores da pátria.

Recentemente os chamados “blogs progressistas” passaram a veicular mais uma das imagens distorcidas da realidade com base numa pesquisa de opinião do Instituto Datafolha.

Um desses blogs é o do “jornalista” Ricardo Kotscho.

Contrariando o que se espera de um repórter consciente de seu papel, Kotscho apresenta uma versão distorcida da realidade e evidentemente tendenciosa.

Eis algumas de suas ilações:

“Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo confirma um sentimento cada vez mais forte na população: os brasileiros querem deixar o Brasil que sobrou do golpe parlamentar de 2016.

Já fomos 70 milhões em ação, lembram-se? Agora, se pudessem, 70 milhões de brasileiros com mais de 16 anos iriam viver em outro país, o que significaria a maior diáspora de uma geração e comprometeria definitivamente o nosso futuro.”.

“O Brasil deixou de ser o país do futuro. É um país sem futuro para os jovens, que já tem cerca de 30 milhões de trabalhadores sem emprego ou subempregados.”

Na verdade “já fomos 90 milhões em ação” e de onde surgiu esses 30 milhões de desempregados e subempregados?

Vejamos em que consistiu a pesquisa Datafolha.

Foram entrevistadas 2090 pessoas (a amostra ideal deveria ter sido de 2400 pessoas) com idade a partir de 16 anos até mais de 60, em todas as regiões do país no período de 9 a 14 de maio deste ano.

Segundo dados do IBGE, essa faixa etária abrange 75,8% da população.

A pesquisa mostrou que 62% dos jovens entre 16 e 24 anos gostariam de sair do Brasil. Essa faixa concentra 17,9% da população ou 37.590.000 de pessoas. Seria portanto, 23.300.000 de infelizes querendo ir embora de sua terra natal.

Na faixa de 25 a 34 anos, existem 50% de insatisfeitos. Nesse intervalo estão 17,1% dos brasileiros ou 35.910.000, o que resulta em 17.955.000 de possíveis refugiados.

A medida que aumenta a idade o desejo de ir embora diminui.

O total de brasileiros que desejam sair do país seria então de aproximadamente 42 milhões, na faixa etária de 16 a 34 anos.

Apesar de estatisticamente a pesquisa estar em bases razoáveis, na imagem que o referido “jornalista” tenta nos passar, o Brasil é o pior país do Planeta para se viver, porque os possíveis refugiados daqui ultrapassam até os da Síria e ganham por larga margem dos cubanos e venezuelanos. E a origem dessa calamidade é o “golpe” de 2016.

O pior é que esse “jornalismo” de baixo nível é replicado por outros blogs mal intencionados e por pessoas que não se preocupam em questionar o propósito das informações.

Qual seria o propósito desse tipo de pesquisa?

O que parece mais provável é que ela tenha sido encomendada justamente para alimentar esse “jornalismo” deprimente e desmotivante. Isso é o cúmulo do baixo astral que querem nos levar.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 23/06/2018
Reeditado em 14/07/2020
Código do texto: T6371677
Classificação de conteúdo: seguro