A MAGIA DO FUTEBOL

Era uma vez… uma arrebatadora feiticeira, chamada FIFA… e há cada quatro anos, ela lança sobre as nações, uma poderosa magia que causa alienação.

Sob o encantamento, dependendo da robustez das pátrias, essas, são atingidas em maior ou menor grau. Freneticamente, por todo o mundo, multidões de corações acelerados entoam os seus cânticos patrióticos e são conduzidas pela doutrina do futebol, a panaceia da humanidade.

Os mais debilitados, magicamente apagam da memória, questões essenciais, como segurança, alimentação, educação, meio ambiente, emprego e moradia.

Célebres? Quem foi Matilha Gandhi, Nelson Mandela, Martin Luther King, Madre Teresa de Calcutá, Dalai Lama,Malala, e muitos outros?

Se tornam ignóbeis. Agora, o verdadeiro e destemido ''herói'' usa chuteiras encantadas. E mesmo que ele esteja condicionado ao movimento da bola e ignore a realidade da sua naçao, ainda detém o poder de conquistar um troféu e mostrar a todos quem é o país é o mais forte do mundo, não importa se esses têm realidades díspares.

Emancipados do desejo de luta, pouco se interessam pelas crianças e idosos morrendo nos corredores de hospitais, ignoram as cotidianas lágrimas que rolam nas faces dos que perdem os seus entes queridos para violência, independente da ignorância do seu povo, e de uma sociedade doente; só interessa mostrar ao mundo, quão grande é nossa força.

À sombra da magia, desde o mais elevado chefe de Estado ao mais miserável dos seus eleitores, são todos arrebatados e partilham do mesmo sentimento. São todas as crenças, todos os grupos, todas as classes, unidas num só objetivo, o desejo do grito de gollllll...