Não percamos tempo

Uma das coisas com que mais perdemos tempo é com a opinião alheia. A gente já deveria ter aprendido que é muito fácil para alguém vir dar opiniões em nossa vida. E, se observarmos bem, esses "pitaqueiros" que vêm se intrometer sempre possuem um conhecimento superficial sobre nossas situações ou quem somos. Isso costuma acontecer porque o ser humano é preconceituoso e adora formular opiniões antes de conhecer melhor as coisas e as pessoas. Portanto, em vez da gente se atormentar, deveria lembrar: "essa pessoa não sabe quem sou ou o que vivo. Ela não tem discernimento para falar como se fosse dona da verdade."

Quem não conhece bem alguém ou tem ideias preconcebidas sobre algo sempre irá dizer coisas superficiais e desagradáveis. Se você está desempregado, já deve ter ouvido: "não espere o emprego cair do céu." E isso lhe fará sentir raiva, principalmente se você lembrar de quantos currículos já entregou sem ter sido chamado para uma entrevista. Quem não gosta de Jair Bolsonaro talvez já tenha ouvido que é um "vagabundo" ou "esquerdista alienado" por parte do povo de direita. Da mesma forma, quem não gosta de Lula ouvirá que é um "reacionário" de quem for lulista fanático. E o que dizer disso tudo? A gente não pode fazer todos nos entenderem. E por que devemos nos explicar para quem nos julga sem nos conhecer?

Não podemos negar a ninguém o direito de ter suas opiniões - por mais injustas ou tolas que sejam - ou de pensar o que pensa, ainda que esteja errado. Nós apenas perderemos tempo tentando explicar as coisas. Não temos o poder de mudar ninguém mesmo. Melhor vivermos as nossas vidas, pois só nós sabemos quem somos e o que nos é importante.