E SE O BRASIL NÃO GANHAR?

Se o Brasil não ganhar hoje da Sérvia e não se classificar e se vencer esse jogo e não ganhar a Copa? Virão críticas mordazes sobre o treinador Tite e, principalmente, sobre os jogadores do time. Surgirão os “papas” e os “sábios” do futebol , principalmente da imprensa, cujos jornalistas pensam que sabem tudo sobre o futebol, cito como exemplo o ano de 2017, no Campeonato paulista que o treinador Fábio Carille era inexperiente e Corinthians foi considerado a 4ª força no ranking do estado e o Corinthians venceu com méritos e essa ladainha continuou no Campeonato Brasileiro como a 4ª força e o Corinthians ganhou o brasileirão com três rodadas de antecedência.

A imprensa esportiva, outros jornalistas e torcedores dirão assim: os jogadores ganham fortunas e tinham a obrigação de ganhar. Obrigação de ganhar? São trinta e duas seleções, a maioria de alto gabarito e seleções milionárias de todo o mundo e o título, o troféu é um só.

Todos as seleções, todos os times querem ganhar e se preparam com o mais apuro possível, escolhendo os melhores jogadores, treinando com afinco e só um levará o louro da vitória final.

O futebol, como na vida há muitas sutilezas, caprichos da profissão: um escorregão de um atacante ou de um goleiro decide a partida e a derrota se consuma; a obsessão pela vitória estressa ou enerva o jogar na hora da conclusão ao gol ou na defesa de um lance crucial. A falha ou erro mesmo ao mais experiente e gabaritado profissional pode acontecer, é próprio do ser humano.

Se o Brasil não se classificar e qualificando não ganhar o almejado troféu, o mundo não vai acabar, a vida segue e serve para tirar conclusões sobre o porquê da derrota.

Nessa hora o bom senso é salutar, não somos os melhores e nem piores no mundo futebol.

E se ganharmos o “Caneco” da copa, parabéns para o futebol brasileiro e para todos nós e tudo que o que foi dito aqui são apenas suposições e não adivinhações, pois bola de cristal não existe…!

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 27/06/2018
Reeditado em 27/06/2018
Código do texto: T6375106
Classificação de conteúdo: seguro