TCHAUZINHO ALEMANHA!

Que festival de desenganos, se me permitem o cavalheirismo deste protesto! Uns torcem contra a seleção brasileira - parece que por razões político-ideológicas ou por exotismo mesmo – outros criticam os que torceram contra a Alemanha do inesquecível 7 x 1, porque a Alemanha é país altamente desenvolvido e a gente não, mas o que esse país foi fazer, então, numa Copa do Mundo de FUTEBOL? O que tem a ver uma coisa com a outra? Futebol é esporte, disputa esportiva, ludopédio, não tem nada a ver com religião, partido, filosofia, guerra mundial ou seja lá o que for. Poderia tecer considerações sobre a grande relevância econômica e social do esporte, especialmente no terceiro mundo, mas seria cansativo. Ademais, parece-me óbvia. Quem não é do ramo que permaneça na sua carpeta semanal, no golfe, jogo de peteca ou dama na Praça da Alfândega, mas não me venha botar banca de “esclarecido”. Sim, cada um diz o que quer, é um direito constitucional, respeito, mas também posso contestar os excessos e as incongruências. Há quem nem goste de futebol, tudo bem. Todavia, convém que “segure o tchan!”. Só falta querem me convencer de que não devo torcer pelo Grêmio, pois deveria, nesse tempo de alienação e mal empregado, entregar lanchinho aos alojados nas praças públicas e viadutos da cidade. Vale para quem torce pelo Internacional e vai a estádio. Tem dó, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, bem assim, “tout court”. Portanto, amigos, Auf Wiedersehen Alemanha! É um grande país, “pero no voy a llorar por Alemania!”.