O PROJETISTA DE ORQUÍDEAS

O sol invade minha janela nesta manhã iluminando cada ponto cardeal. Muito à vontade, vibra seus raios delicadamente tocando as pétalas das orquídeas do ambiente, posicionadas sobre o móvel de pedra branca ao lado da escrivaninha. Nuances delicadas, contornos precisos, traçados inequívocos, padrões enigmáticos, gradientes incomparáveis, nenhum tom fora do tom.

As orquídeas, assumidamente belas e competentes, de pronto diluem o cinza, destronam o feio e ativam o belo, numa profusão inimaginável de cores e contrastes jamais reproduzidos por pixels do universo digital. Comedidas, bem poucos borrifos de água lhe bastam. Os substratos ideais lhe servem de base para fortificar, verticalizar e florecer.

Monarcas rivalizam em beleza orbitando ariscas suas paletas de púrpura, tons de amarelo e douradas combinações. O prússia contrasta harmoniosamente no layout divisando com o branco, tendo ao fundo o vermelho que vibra ante o lilás pontilhado num arco-íris de arrepiar.

Desafio então os céticos; botânicos e cultivadores das espécies a explicarem a razão de rococós tão diversificados e precisos. Geração expontânea? Surgem do nada? É fruto de um segredinho genético que plasma cada um deles? Creio, isto sim, na existência de uma entidade desconhecida que projeta e materializa cada layout.

Não duvidem, tem um projeto ali que utiliza conceitos de design. Há um ser, uma mente combinando tudo de modo organizado e metodologicamente justificado. Responsabilizar a genética pura e simplesmente é fuga ou mera miopia. Oxalá possamos desvendar esse mistério descortinando toda a verdade.

O homo medianamente sapiens até tentou interferir, balizando-a cientificamente e batizando a espécie como “Orchidaceae”. O termo definitivamente não foi feliz, se comparado à beleza da flor. Dito isto, deixe-me cá com meus botões, digo, com minhas belas orquídeas sobre o móvel branco ao lado da escrivaninha, em meu quarto iluminado pelo sol da manhã e tendo a beleza e o perfume de todas elas, outro atributo inigualável e sedutor.