CEM ANOS DO NASCIMENTO DE JOFRE FUNCHAL

Neste ano, mais precisamente em 30 de dezembro, Jofre Alves Funchal estaria completando 100 anos.

Muitos de nós das gerações dos anos 60, até metade dos anos 70 do século passado, conhecemos e tivemos a oportunidade de conviver, com o Seu Jofre.

Residiu por muitos anos na rua Madre Ana, 234, no bairro Glória, próximo ao final de linha do bonde. Hoje a casa mal conservada, agoniza.

Cidadão simples, aposentado como fotografo do Correio do Povo, dedicava seus dias como professor de futebol, garimpador de talentos, orientador das então, categorias mirim, infantil e infanto-juvenil, do Sport Club Internacional, em Porto Alegre. Para alguns, um segundo pai.

Quando despontava na descida que levava a praça desportiva Tamandaré, no bairro Petrópolis, a euforia tomava conta da gurizada, todos querendo uma chance. Descia da lambreta carregando um saco com a bola e camisetas, sendo seguido pelo menos por 50 garotos.

Ia jogando uma camiseta vermelha para cada um dos considerados titulares e depois formava um segundo time de camisetas brancas. Sem muita cerimônia, atendendo ao chamamento a gurizada ia revezado as camisetas, durante aproximadamente três horas, duas vezes por semana.

Todos tinham oportunidade.

Costumava brincar com os novatos, perguntando a posição que jogavam, respondido ele jogava a bola na altura do peito, aqueles que ao invés de tentar dominá-la, agarravam-na, ele dizia que eram goleiros.

Pela sabedoria de seu Jofre, passaram muitos dos craques do futebol, que engrandeceram o Sport Club Internacional, tais como Paulo Roberto Falcão e Luís Carlos Machado o Escurinho!

Os melhores jogavam nos finais de semana.

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 01/07/2018
Reeditado em 26/03/2021
Código do texto: T6378648
Classificação de conteúdo: seguro