FUTEBOL E REALIDADE...

O maior espetáculo da terra não é o futebol. Mas a alienação e idolatria que ele consegue incutir no comportamento humano.

Como é possível um país parar de trabalhar para se dedicar com gritos, festas, devaneios e outras (quase) insanidades, quando sabemos que ao nosso redor morrem pessoas nos hospitais por falta de atendimento, remédios e estrutura básica?

Como podemos festejar quando nossos direitos são violentamente destruídos por um grupo de políticos que se sente muito à vontade porque sabe que estamos desligados do mundo real e ligados ao mundo redondo e cheio de ilusões?

Como se pode pensar em discernimento de um povo quando a educação vive dias de suspense e que o caminho que se vislumbra é um completo desmantelo do projeto educacional brasileiro em relação ao futuro?

Para mim coerência significaria:

Da mesma forma como se faz festa em torno de um jogo de futebol, todo este povo reclamaria seus direito e os de todos os demais parando tudo e fazendo frente para que os políticos não tivessem outra saída a não ser atender o que é de direito do povo;

Discernimento seria gritar todos os gols feitos e com o mesmo vigor e igual garra ir lutar pela saúde em todos os contextos de precariedade que se apresentam em nossos hospitais e SUS da vida;

Coerência e senso seriam levantar cidades inteiras em prol de uma educação pública e de qualidade, fechando e parando tudo até que sejamos atendidos.

Assim penso que a alienação e idolatria se caracterizam pelo desligamento da realidade e apego excessivo a um espetáculo que não traz nenhum benefício ao povo. Pior, todo investimento feito neste espetáculo será contabilizado na conta deste mesmo povo.

Mas, penso eu... que estou devaneando...