3 X Gal

Vi e ouvi Gal Costa no ano de 1968, tinha 13 anos, de "cara" me apaixonei por aquela mulher cantora. Foi no LP Tropicália, cantando Mamãe Coragem, música composta por Caetano Veloso e Torquato Neto, este último veria ser meu influenciador na parte literária. Assim acabei seguindo sua coluna no Jornal Ultima Hora, e ficava maravilhado com o estilo de sua escrita.

Um dia voltando do Colégio Pedro II, Rua Marechal Floriano, centro do Rio, vi Torquato Neto ao vivo e a cores, uma vasta cabeleira, uma rala barba e uma capa preta e sua mochila inseparável. Foi definitivo. Esse é o cara. Muito diferente de tudo que havia visto, tudo tão igual e normal.

Primeiro momento chapante da Gal Costa para meus ouvidos: Dê um rolê de Moraes e Galvão. O refrão: eu sou amor da cabeça aos pés.

Eu também sou amor da cabeça aos pés.

Segundo momento é meu nome é Gal, onde Roberto e Erasmo põem na voz de Gal essas belas palavras: meu nome é Gal e desejo me corresponder com um rapaz que seja igual ( o tal ) e não faz mal se ele não seja branco, não tenha cultura, de qualquer altura, não tenha crença ou religião, eu amo igual...

me apaixonei.

lembro certo dia, na fila da apresentação para servir o exército, conheci um "carinha" apaixonado pela Gal Costa. Ela só falava dela. Sabia que ela morava Na Farme de Amoedo, Ipanema, seus hábitos e até o telefone fixo. Contou-me que batia altos papos com a mãe da Gal.

Lembro que pedi o o número. Levei muito tempo prá ter coragem e ligar também. De fato a senhora que me atendeu era extremamente educada, e para minha sorte confundiu minha voz com a do contador.

Assim rolou alguns minutos de bate papo.

Uau ! Falei com minha sogra.

Sonhador adolescente.

Outra canção que marcou muito foi Hotel das Estrelas de Jards Macalé e Duda, todas as noite botava o disco na vitrola e ia pra janela fumar.

O auge foi a foto da capa do LP India, onde ela foi fotografada de mini biquíni, foi de cortas os pulsos, como dizem os mais extremistas.

Nesse LP a música da Maior importância de Caetano veloso que eu ouvia todo dia e adorava a letra.

Um hiato ficou nessa paixão, voltando ao ouvir Vaca Profana música de Caetano Veloso. Ouvia sem parar.

Agora, um tempinho atrás, foi ouvindo "Namorinho de Portão" de Tom Zé, eu tive uma recaída.

Prá resumir: outro dia sonhei que eu casava 3 vezes ao longo do percurso da minha vida. Até aí, tudo bem, mas a noiva era sempre a Gal Costa.

A resposta eu encontrei nas letras das canções que citei aqui.

Eu sou amor da cabeça aos pés...

Meu nome é Gal e desejo me corresponder...

Mateus Ambra
Enviado por Mateus Ambra em 07/07/2018
Código do texto: T6383484
Classificação de conteúdo: seguro