O hexa pode esperar!

Não basta ter talento e dedicação, é preciso estar na fila (ter humildade) e ter a aprovação de Deus. O Brasil já conquistou 5 títulos, um a mais que Itália e Alemanha, é a seleção com o melhor retrospecto. Somos considerados o país do futebol. Temos o Pelé, o maior artilheiro, considerado o melhor jogador de todos os tempos e que esteve na conquista de 3 títulos. Temos os melhores jogadores da atualidade.

O nosso técnico Tite apresentou um sistema tático convincente, não errou na escalação dos jogadores, acreditou no potencial de cada um. Tite é um dos melhores técnicos do Brasil e do mundo. A nível nacional tem uma carreira vitoriosa com muitos títulos. A nível internacional tem uma Libertadores e um Mundial de Clubes. No comando da seleção em mais de um ano resgatou o futebol brasileiro ameaçado de não ir à Copa. Em 26 jogos é a segunda derrota e primeira em jogo oficial. A derrota para a Bélgica foi atípica assim como foi a derrota para a Alemanha por 7 a 1 na Copa do Mundo no Brasil, coisas do futebol, onde nem sempre o melhor vence principalmente num jogo decisivo.

No jogo contra a Bélgica, poderíamos ter um resultado melhor, se o Fernandinho tivesse conseguido desviar com a cabeça aquela bola que bateu em seu ombro e foi parar dentro da rede do gol do Brasil. O VAR ainda interpretou mal um pênalti em favor do Brasil sofrido por Gabriel Jesus. Mas o Brasil teve outras oportunidades de marcar e não marcou, pelo visto, a bola não quis entrar e até bateu na trave ou passou rente a ela várias vezes. Tivemos mais de 20 chutes em direção ao gol da Bélgica, enquanto que a Bélgica só três oportunidades fez dois gols.

Nas entrevistas pós-jogo, Tite não quis falar em sorte, mas em capacidade técnica e tática, e reconheceu que a nossa seleção jogou bem e se esforçou o máximo, mas não foi o suficiente para vencer a Bélgica, que soube se defender e que jogou bem. Nossos jogadores ficaram muito abatidos, alguns como Neymar não quiseram falar. Os que falaram, disseram que deram o máximo, mas que tem dia que bola não entra, mas no futebol é assim mesmo, ou seja, nem sempre o melhor vence, e surpresas existem e que não vão desistir do hexa. Agradeceram o apoio da torcida.

A derrota para a Bélgica, seleção não tradicional, que nunca ganhou um título, é uma lição que temos que aprender, que camisa não ganha jogo, e que as quatro seleções que nunca foram campeãs têm chance de serem campeãs, porque tudo tem a primeira vez, assim como aconteceu com o Brasil em 1958 e Espanha em 2010. A Itália quatro vezes campeã mundial nem se classificou nas eliminatórias. A Alemanha também com quatro títulos caiu na fase de grupos. No futebol não existe o time favorito, mas o merecedor, temos que nos conformar.

A Bélgica tem os seus méritos, temos que reconhecer, está invicta em mais de vinte jogos, é a segunda do ranking, e mesmo não tendo um bom retrospecto em Copas, chegou às semifinais e vai enfrentar a França de igual para igual. Tem um bom contra-ataque e centroavante espetacular. O Brasil jogou bem, deve sair de cabeça erguida. O trabalho realizado até agora deve continuar, mesmo com a substituição de alguns jogadores pela idade. Quanto a o hexa, como diz a manchete de um jornal internacional: O hexa pode esperar. Enfim, não se pode desistir, porque outras Copas virão!

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 07/07/2018
Reeditado em 08/07/2018
Código do texto: T6383668
Classificação de conteúdo: seguro