MUNDO, MUNDO, VASTO MUNDO

Há político, intelectual, juiz, promotor, advogado ou gestor público que não vale uma quinta parte do que ganha e nem, como se diz no popular, do que come. Mas, na sociedade eletrônica e partícipe, tais indivíduos concretizarão a máxima de que “o lombo foi feito para apanhar”. É preciso ter sempre em mente que um mau conceito desmancha família inteira. Sem falar nos amigos e vizinhos. Todo mundo erra, e não é proibido, mas de alma limpa. Isto acontece no mundo inteiro e a história o confirma sobejamente, sobretudo a contemporânea. Os “15 minutos de fama” a que todos terão direito, conforme Andy Warhol - expressão importante do movimento pop – podemos também imaginar a alternativa dos 15 minutos de imbecilidade, arrogância, servilismo, prepotência ou maldade das criaturas, nunca mais do que tanto. De outra banda, ninguém poderá esquecer-se da lição milenar de que o pecado existe para o pedido de perdão. É mais efetivo do que comparecer à missa, tomar um passe, fazer despacho ou recitar ligeiramente o NAM MYOHO RENGE KYO. Os novos tempos estão difíceis, prenhes de absurdos, injustiças e oportunismo. Mas, ainda que demore, ocorrerá uma seleção natural. Então, meu amigo, segundo texto bíblico do Apocalipse, seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito.