Terça-feira de cinzas

Avenida vazia! Diante da constatação, a saudade chegou a doer...

Não aquela saudade sensacionalista, mas, uma saudade real, de vivências que verdadeiramente marcaram minha vida.

Foi uma cena lamentável ver o palco de tantas alegrias e tristezas, encontros e desencontros, sem ninguém.

Bares fechados, em plena terça-feira de Carnaval, retratam um prejuízo afetivo/cultural e, em menor escala, econômico/financeiro.

De forma alguma, desejo fazer apologia ao consumo de bebidas alcoólicas, mas sim, ao que os pontos de encontro representaram e representam em nossas vidas.

O Carnaval, em sua essência, para aqueles que moram em cidades pequenas no interior dos estados, via de regra, tornou-se a grande oportunidade do reencontro com aqueles que da cidade natal partiram, em busca da realização pessoal ou profissional, mas que mantêm o cordão umbilical "enterrado" nelas.

Luzes que não se acenderam, deixando a bela Avenida sem os abraços que irradiavam ainda mais luz, a clarear minhas (nossas?) lembranças e iluminar minhas (nossas?) esperanças no amor fraterno.

Mais uma vez, perdi(emos) para a tecnologia, que vem substituindo a presença física, o olho no olho, o abraço amigo e a conversa animada.

Quantas histórias deixaram de ser lembradas, contadas aos nossos filhos e netos, ao lado de quem, muitas das vezes, são corresponsáveis pelo que nos tornamos hoje, quando auxiliaram nossos pais, em nossa formação, na construção do nosso eu.

Mas, a mesma tecnologia que nos prejudica, nos auxilia, quando, em fotos disseminadas nas redes sociais, dos poucos momentos de alegria da festa momesca, identificamos aqueles que nos fizeram falta, curtindo e comentando, demonstrando assim, que a ausência não os impediu de, em pensamento, estarem aqui, ao buscar notícias do que ali se passou.

Fica a tristeza da falta. Fica a dor da saudade.

Porém, a cada dia, renovar-se-á a esperança do reencontro com os velhos amigos e o congraçamento com os meus (nossos) descendentes, juntamente com os novos companheiros de jornada.

Há de ser assim, para que o passado, representado por nossa história, fortaleça o presente e projete para o futuro toda luz que irradia do sorriso e do abraço dos que se amam.

Carnaval 2018 - Cataguases- MG