Tatu-Peba nos trinques

Quem é nordestino, principalmente sertanejo, conhece u dos pratos famosos da nossa culinária: o tatu-peba assado e guisado, acompanhadodo pirão. Tem que ter muita pimenta. E ser acompanhado de muita cachaça. Admito que o pebafede paca, mas depois de preparado, muito bem preparado, lavado no limão, cuidadosamente teperado, o "cherim" desaparece. Juro.

Há quem não coma. Ficam com medo. Mas a maoria come e lembe os beiços. Eu quando era novo comi muito. Hoje não como mais, até porque a iguaria desapareceu, os sertanejos estão dando prioridade, pasme, a pizza.

Mas o que quero "alembrar" (não esqueço minha avó paterna) nesta maltraçada é de um almoço especial que fizeram para uma "otoridade" e Arcoverde. Foi em 1964. Depois do golpe mandar um sargentão do exército fazer uns inquéritos na cidade. O milico foi logo promovido pela "sociedade" a capitão. Ele começou a reinar e a perseguir eprender pessoas por sugestão dessa sociedade. Diiziam que alguns pilares da sociedade chegaram ao ponto de dar uma de Laureta da novela, de arrumar companhia feminina para o milico. Juro. Mas voltemos ao peba.

Um sujeito da cidade, muito divertido e armador de presepadas, não tinha lado político, mas detestava chaleirismo, resolveu darum alomço especial em homenagem ao "capitão", fazer ele experimentar um dos grandes pratos da nossa culinária.

Promoveu um almoço que o prato princial foi o pirão de peba, tanto tinha peba assado como guisado.Covidou o milico e ele foi. Bom, o milico adorou o peba e o pirão, tomava també cachala e cerveja. Comeu u prato, dois, e quando ia no terceiro, o anfirião fez sinal para sua irmã, que tambem gostava de uma presepada. Ela perguntou ao milicose eleestava gostando do peba, ele respondeu que sim, estava adorando. Então ela perguntou se ele sabia de onde vinham os pebas. Ora, o milico afirmou que devia ser do mato. Ela então perguntou para a cozinheira que estava olhando o almoço e pitando o seu cachimbo: - Cidinha, diz pro capitão onde tu pegasse os peba para fazer este almoço! A cozinheira tirou ocachimboda boca, e emendou: - Oxente, Maroquinha, tu num sabe, peguei lá perto da cova de Seu Miltão no ciumitero, num é lá que eles vive!. O capitão largou ostalheres, estava nametade do terceiro prato, começou a empalidecer, e aí vomitou tudo, quase até as tripas. Baixou ao hospital.

Depois disso seu pode foi minguando, virou piada, a meninada quando ele passava gritava: - Sargento Peba! Foi embora. Acho que nunca mais comeu essa iguaria sertaneja. Mas os pebas foram caçados no mato. Mas correm certas histórias... O sertão e os seus causos verdade. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 12/07/2018
Código do texto: T6388505
Classificação de conteúdo: seguro