Autocrítica Gambiarra

Perdemos muito tempo remoendo mágoas, acalentando ressentimentos, procurando fustigar desafetos, alguns nem conhecemos, outros até inventamos.

Na verdade erramos quando superestimamos bobagens. Tudo bem, eu sei - e como sei! - que é muito difícil não ceder à tentação de retaliar, responder, provocar aqueles com quem nao concordamos e antipatizamos.

Mas de que adianta essa reação, essa arenga, esse lenga-lenga? Talvez o mais correto seja cuidar apenas de defender os nossos pontos de vista sem necessidade de nos incomodar com quem pensa diferente da gente.

Não, nao se deve evitar assuntos, se abster de discutir aguns temas, opinar sobre certos e deterinados fatos, de não escrever o que desejamos e a consciência nos dita. Mas podemos fazer isso sem visar a atingir quem quer que seja.

Reconheço que às vezes extrapolo e sou meio ácido e arengueiro. É um erro. É uuma falha. É grosseiria. E mais do que isso, é falta de educação. E na minha idade isso é indesculpável e um absurdo. Não é só ridículo, mas é também a negação daquio que acredito e sonhio: uma sociedade nova, justa e plural, uma spciedade onde seja proibido proibir mas onde nao se recorre ao destempero e nem á grosseria.

Sei que é difícil a gente se conter, não é algo que se consiga de imediato, é gradativo, mas vou tentar me ater apenas ao que penso. Mas sem abirir mão de contrariar prepotentes e arrogantes, mas sem recorrer`à arenga e nem à provocação. Inté.

P.S. A Bélgica mereceu vencer a Inglaterra. Esperemos pela grande final. Vou torcer pela Croácia, mas simpatizo tabem com o time da França.E a Rússia está de parabéns pelo êxito absoluto da Copa no país. Nota dez para a Rússia.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/07/2018
Código do texto: T6389963
Classificação de conteúdo: seguro