Paixão

Estamos sempre ou quase sempre apaixonados. Incríveis são as pessoas que dizem nunca terem tido uma paixão. Pergunto-me, então, se elas nunca desejaram ou odiaram algo. Pois bem, parece-me impossível conhecer alguém sem desejos, ódios ou amores. Uma vez disseram-me que a paixão é um sentimento quente. Agora entendo porque vemos, tantas vezes, recém-namorados com suas bochechas vermelhas. Isto me levou a outra conclusão, já que a paixão nos deixa com as bochechas vermelhas, quando brigamos estamos também apaixonados. E, ainda mais, vejo os alunos como os “seres” mais apaixonados do mundo, sim, do mundo. Não imagino mais bochechas vermelhas do que em uma sala de aula. Diante de uma pergunta inesperada do professor, diante de apresentações de trabalho... Quanta paixão! Quantas bochechas vermelhas! Não, não queira se iludir pensando que por estarem apaixonados estão amando as aulas. É bom termos bem claro que a paixão é um sentimento impetuoso da alma para o bem ou para o mal. Não, também não queira dizer que há aqueles que nada sentem; ora, se gostam das aulas estão apaixonados, mas se não gostam também o estão. A preocupação tem que estar apenas em apaixonar, não em se vai apaixonar para o “bem” ou para o “mal”. Interesso-me mais por apaixonar para o “mal” e vejo que muitos estão preferindo também. Ela é a paixão que traz reinvindicações, mudanças, melhoras. Percebo que não vai demorar para que muitos a nossa volta sejam tocados por esta paixão e para que ela traga mudanças significativas, pois apaixonar para o “mal” é provocar o outro, questionar, inquietar, desesperar. E é disto que precisamos, de provocações, desesperos e inquietações que nos façam ficar com as bochechas vermelhas. Precisamos de licenciandos, professores, currículos, etc., que desejem que provoquem que inquietem que tirem todos da rotina apática (sem pathos, sem paixão) a que estão acostumados. Está na hora de vermos se nossas bochechas estão vermelhas, não nos preocupando se por ódio ou amor. Mas deixemo-nos sentir o que as paixões têm para nos oferecer.