Autopiedade x Amor próprio

A autopiedade floresce no autocentrismo. É improdutiva, um desperdício de energia e tempo.

Todos nós, em diferentes momentos e graus de intensidade, somos assediados por ela, é inevitável. Ela bate à porta buscando pouso, quase sempre usando bons argumentos. Ela oferece um falso conforto. Falso, porque aparenta consolar, mas na verdade, reforça pensamentos e padrões negativos e nos prende num círculo vicioso de autocomiseração.

A autopiedade não busca soluções, ela busca vítimas. Ela torna a gratidão inviável, cria a ilusão de que há uma solução mágica que cairá do céu e mina a criatividade . Cabe a cada um a decisão de não lhe abrir a porta.

O amor próprio, por sua vez, é lucro pra todo mundo, já que somente me amando bem posso amar bem o outro. A medida do meu amor próprio será diretamente proporcional à qualidade do amor que ofereço. Ele promove a dignidade e o respeito. Me constrange a respeitar e estabelecer limites saudáveis. Ele me move a assumir a responsabilidade por minha vida, minhas escolhas, e minha felicidade. É uma escolha individual cultivá-lo. Isso sim que é empoderamento.