História oficial é história pela metade

Um dos grandes males do nosso ensino é que a nossa história é sempre contada pela metade. É uma história oficial, parcial, que subtrai muitas verdades. Nela há até heróis de mentira, fatos que não aconteceram e verdades que foram escamoteadas. E já melhorou muito porque nos tepos da ditadura apagaram a maior parte da história. Isso lembra uma frase de Tocqueville: "A história é uma galeria de quadros onde há muitos originais e muitas cópias". Éa hstória pela metade.

Acho, sinceramente, não só em relação a nosso história, mas tamabé a história do mundo todo que aprendemos mais sobre a história nasobras de ficção. Juro. Cito, por exemplo, o monuental romance de Tostói, "Guerra e Paz". Nele aprendemos mais sobre as guerras e a ambição de Napoleão e o caráter dopovo russo do que nos manuais da história oficial. O esmo nos livros de Stendhal, sobre a América Latina nos livros de Garcia Márquez e, por incrível que pareça, sobre a Guerra de Canudos no grande romance do peruano Vargas Llosa, "A Guerra do Fim do Mundo". Sobre a Bahia nosromances de Jorge Amado, e sobre o Nordeste com José Lins do Rego, Graciliano Ramsos, Glvan Lemos e Hermilo BOrba Filho. Também sobre o Rio Grande do Sul nos romances de Érico Veríssimo.

Na verdade não existe história imparcial, ela é semprre resultado das emoções de quem a escreve. É como disse Anatole France: Existe uma história impacial? E que é a história? A representação escrita dos acontecimentos passados. Mas o que é um acontecimento? É u fato qualquer? Não!, é um fato notável. Pois bem, comoé que o historiador decide se um fato é notável ou não. Decide-o arbitrariamente segundo seu gosto e seu caráter, segundo sua idéia, comou artista, enfim. Pois os fatos nãos se decidem por si sós em fatos históricos e não históricos".

No mais, é difícil acreditar na história oficial, mas é preciso tentar contar a veradeira hstória. Tinha razão Eduardo Galeano quando disse: "A história é um profeta com o olhar voltado para trás: pelo que foi e contra o que foi, anuncia o que será". A verdadeira história ilumina o caminho do povo, a história oficial parcial encandeia e aliena. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/07/2018
Código do texto: T6394799
Classificação de conteúdo: seguro