Cartão de visitas

O fato de vivermos em sociedade nos exige muitas coisas e, dentre elas, interagir com as pessoas. Isso significa que todos os dias convivemos com vários tipos de pessoas e que aprendemos algo com elas. Essa interação gera, muitas vezes, algumas expectativas que nem sempre se confirmam e é aqui que entra aquela velha e conhecida expressão: a primeira impressão é a que fica. Bom, não podemos levar em consideração esse pensamento tanto assim, pois uma outra expressão também diz: nunca julgue o livro pela capa. Essas impressões são leituras que geralmente os nossos desconhecidos fazem de nós através de nossos gestos, expressões faciais e elas nem sempre se concretizam. E nós somos esses livros vivos que passeiam por vários lugares e visualizam vários outros livros diariamente. Um exemplo clássico que geralmente ocorre é quando nos apresentam alguém, claro que o lugar e a ocasião influenciam. Mas, ainda assim aquelas impressões assombram nossa mente como fantasmas e às vezes não nos deixam em paz. Certa vez, conheci um rapaz com quem iria trabalhar muito falante e até simpático, contudo só consegui ser educada o suficiente para travar uma pequena conversa. Com o passar do tempo e a convivência percebi que ele era bem-humorado, pontual, organizado. Começamos a ser amigos e durante uma conversa ele confessou que a impressão que teve de mim foi a seguinte: chata, carrancuda, séria e com poucos amigos. Depois da confissão, rimos bastante e admiti para ele que no em que nos conhecemos eu não estava num bom dia e pedi desculpas. O fantasma da primeira impressão veio me assombrar, pensei. Ao continuar o papo, ele admitiu que nada do que pensou sobre mim se concretizou e eu fiquei aliviada. Busquei no meu íntimo o que o fez pensar todas aquelas coisas sobre mim e percebi que deixei um mau dia influenciar meu modo de ser, gerando toda essa confusão. O pior de tudo é que fazemos isso sem nos dar conta e nem sempre a história termina com o saldo de uma bela amizade e o fantasma da impressão indo embora. De agora em diante ela cuidará muito bem do seu cartão de visitas, ou seja, da primeira impressão que nem sempre é a que fica.

Aglycia Chaves
Enviado por Aglycia Chaves em 21/07/2018
Código do texto: T6396492
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.