Mentirinha de mãe

Essa semana, para a faculdade, tive a obrigação de fazer uma pequena apresentação sobre oxiúrus, uma verminose muito comum em crianças, e fui levado a lembrar de uma situação que passei quando criança. Da qual me traz risos.

Todos os domingos meus pais gostavam de visitar algum familiar. Era comum nos encontrarmos, seja na casa deles ou na minha. Acho que era uma prática comum nos tempos de não internet. Na maioria das vezes, eu gostava disso, pois poderia brincar bastante com os primos, já que não tinha irmãos. Realmente era diversão.

Um domingo desses, saímos para a casa de um tio. Era um dos lugares favoritos, pois lá tinha vários primos da minha idade. Eu devia ter uns 9 anos na época. A casa era enorme, tinha dois andares e vários cômodos, e nossa brincadeira favorita era esconde-esconde. Caramba, como era bom brincar disso!

Enfim, de tanto correr e suar pra lá e pra cá, talvez tenha me dado uma certa coceira. Eu já tinha ouvido falar em oxiúrus (acho que sempre tive uma queda por assuntos de saúde). Então travei o seguinte diálogo com minha mãe:

Eu: Mãe, minha bunda ‘tá coçando.

Minha mãe: Deve ser oxiúrus

Eu: E por que coça?

Minha mãe: Porque elas vão lá e mordem.

Eu: E por que elas não estão lá quando coçamos?

Minha mãe: Porque elas se escondem

Eu: 😳

No fundo eu achei que era mentirinha de mãe. Elas não poderiam se esconder tão rápido, pensei eu sobre as vermes. Minha mãe mandou eu lavar as mãos e continuei brincando.