FILOSOFIA ORIENTAL - PARTE III

AINDA FILOSOFIA OU RELIGIÃO E VICE-VERSA - Antes de SIDARTA GAUTAMA, o Sul da Ásia era povoado por pessoas de diferentes religiões - muitas crenças, muitos ritos, belas estórias: ícones estéticos, filosofias de vida, ensinamentos adaptados... No Tibet, existia o Bon-po, religião xamânica com ritos animistas e mágicos. E o Budismo surgiu numa sociedade de castas fechadas, que espelhavam a religião dominante, o Bramanismo.

8 de abril - Gomemoração do dia do nascimento de ÇAKYA-MUNI. Diversas cerimônias religiosas e templos budistas.

- - - - -

FILOSOFIA CHINESA ----- Origem da filosofia do Celeste Império perde-se no tempo, um povo com instituições sociais e políticas atestando elevado nível de cultura intelectual. No século VI a. C., os primeiros vulios notáveis da literatura e religião, LAO-TSÉ e KONG-FU-TSÉ. ----- LAO-TSÉ (nascido em 600 a. C.), autor do livro "Tao-te-king" (razão primordial) - O Taoísmo tem tendências especulativas, estabelecendo existor uma Razão suprema causa de todos os seres e norma absoluta de toda atividade moral. Pessoalmente, ele combateu os desmandos e a corrupção da sociedade da época e fundou uma seita oposta à de Confúcio, porém este manteve influ~encia direta sobre o povo. ----- KONG-FU-TSÉ, popularmente CONFÚCIO (551;378 a. C..) - O Confucionismo ou Taoísmo - na verdade, uma filosofia baseada num código de ética que regula a vida do individuo e os princípios básicos de um bom governo - prega amor à justiça, propagação da reforma dos costumes e admiração às artes nobres (música, poesia, artes em geral). Placidez, moderação, respeito às leis, sem extremos e excessos. Ele percorreu várias províncias, pregando a importância dos deveres morais aos nobres, governadores e chefes militares. Perseguido, retirou-se da vida pública e se consagrou a formar discípulos - reordenou em livros as tradições e a literatura sagrada do país, mais importante a obra "Y-king" (transformações) - outras obras são "Ta-hioe" e "Tchoung-young", preceitos e máximas de ordem prática. Fim bem supremo do homem é o aperfeiçoamento de si esmo, o domínio das paixões e o desenvolvimento das faculdades morais, como amor ao próximo, piedade filial, desprezo das riquezas e das honrarias.

- - - - -

RIO DE JANEIRO - Bairro de Cosme Velho, aos pés do Cristo redentor. Na principal sala e na varanda do sobrado, o vermelho dá tom através de lanternas chinesas e o incenso de sândalo abafa odores ruins, e às terças-feiras de palestras, só a voz baixa do Mestre WU JYN CHERNG (que veio de Taiwan com 15 anos, na década de 70), fundador da Sociedade Taoísta do Brasil, se faz ouvir pelas 100 pessoas que o cercam - uns escrevem, outros meditam descalços. Sentado em frente ao altar com imagens, como as de LAO-TSÉ, flores, frutas e velas, ele passa duas horas falando sobre o livro "Tao-te-king", o livro do caminho e da virtude, 'bíblia' do Taoísmo. Às sextas, ritual público - mantras e cânticosentoados em chinês mandarim. Uma viagem no tempo e no espaço - em vários dias da semana, desde 1991, o lugar, frequentado por cerca de 300 pessoas, é um centro de estudos de filosofia e prática de artes milenares: chi chuan, shiatsu, aiquidô, chikun (exercícios respiratórios), acupuntura, fitoterapia e dietética, pa kua (arte marcial que incorpora princípios de medicina tradicional chinesa), massagens, astrologia chinesa, I Ching e caligrafia - na China, não todas estas práticas num só lugar. Cherng era um jovem rebelde, agora monge, e que já formou 25 monges brasileiros para trabalhar com ele na sede carioca e na filial paulista, aberta em 2002. No Rio, o templo atrai frequentadores como cineastas, pesquisadores e atores.

- - - - -

JAPÃO E O XINTOÍSMO ----- O país cresceu avesso a influências externas. Na época de Buda, os japoneses possuíam uma religião oficial, o XINTOÍSMO, na verdade um conjunto de crenças religiosas animistas e práticas expressas em manifestações sociais e atitudes individuais, sem escrituras sagradas oficiais ou dogmas. De origem chinesa, o termo significa o 'caminho dos deuses' - o Xintoísmo reconheceu um poder sagrado que não pode ser explicado com palavras, o 'kami', e que se acha difundido na natureza sob a forma do Sol (Amaterasu), da Lua (Tsukyomi), da Tempestade (Susanoo) e muitas outras. Os espíritos dos antepassados também são considerados deuses tutelares da família ou do país, motivo pelo qual os ritos fúnebres têm grande relevância. A tradição religiosa do Xintoísmo formou-se no período anterior ao Budismo, fazendo contatos mais tarde. Narrativas míticas de tradição foram registradas por escrito no "Kojki" e no "Nhongi", as mais antigas fontes literárias e os mitos referem-se a um caos primordial, elementos mesclados em massa amorfa e indistinta, "como um ovo", os deuses surgindo desse caos. Pela tradição, o Xintoísmo iniciou-se com 5 divindades: Amenominaka-nushi (Senhor do augustocentro do céu), Takamimusubi (Alto gerador do deus prodigioso), Kamimusubi (Divino gerador do deus prodigioso), Umashiashikabihikoji (O mais velho soberano do cálamo) e Amenolokotachi (O que está eternamente deitado no céu) - a sequência prossegue com as "sete gerações divinas", dois deuses e mais quatro pares divinos.

-----------------------------------------------

LEIAM meus trabalhos "Budismo do outro lado do mundo" e "Ter alergia a... marido".

SUGESTÃO - Pesquisem sobre "Samadhi", em especial capítulo 'meditação'.

FONTES:

"A China no Cosme Velho" - Rio, jornal O GLOBO, 25/4/04 --- Revista BUDISMO - sem especificação de data --- Livro "Noções de história da filosofia", do padre jesuíta Leonel Franca.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 22/07/2018
Código do texto: T6397356
Classificação de conteúdo: seguro